Os benefícios do brinquedo terapêutico no cuidado à crianças

The Benefits Of Therapeutic Play In Child Care

Authors

  • Thais Laet Santos
  • Débora Costa Kind Becker
  • Dayane Fernandes Franco
  • Cynthia Silva Santos
  • Carolina Sampaio de Oliveira
  • Aline de Almeida Silva
  • Andressa Juliana da Silva
  • Dennislaine Alves Lima Dantas

Keywords:

Toy , Therapeutic, Child, Nursing, / Terapêutico , Reproduzir , criança

Abstract

Objetivos: Levantar os conhecimentos produzidos e publicados por enfermeiros referente à temática brinquedo terapêutico, bem como levantar os resultados terapêuticos e as dificuldades encontradas. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura com abordagem qualitativa, exploratória e retrospectiva. A revisão foi realizada no primeiro semestre de 2021 utilizando a base de dados online das revistas: Acta Paulista de Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Revista Eletrônica de Enfermagem; Revista Baiana de Enfermagem. Os acervos das revistas foram acessados por meio da Biblioteca Virtual em Saúde Pública (BVS), onde as seguintes palavras-chave foram utilizadas em português: Brinquedo terapêutico, Criança, Enfermagem, Brinquedo. Foram excluídos todos os artigos que não contemplaram os critérios de inclusão do estudo. Resultados: O principal enfoque dos artigos selecionados foram apresentar os benefícios da utilização do Brinquedo Terapêutico e a associação desta proposta como fonte de apoio e proteção à criança. Neste contexto, o brinquedo terapêutico se mostrou essencial para uma melhor relação entre o enfermeiro e a criança, se fazendo possível minimizar o medo e receio que as crianças geralmente apresentam em relação ao profissional, e assim desenvolver um forte vínculo entre eles, resultando em um cuidado mais humanizado. Considerações Finais: O Brinquedo Terapêutico se mostrou uma técnica eficaz para a diminuição do estresse relacionado a procedimentos e a internação hospitalar. Por ser uma brincadeira estruturada e possibilitar o contato direto com materiais que estão presentes nos procedimentos do tratamento, é uma forte aliada para minimizar possíveis traumas e estimulam um atendimento mais humanizado.

 

Objectives: To survey the knowledge produced and published by nurses on the theme of therapeutic play, as well as the therapeutic results and difficulties encountered. Method: This is a narrative literature review with a qualitative, exploratory and retrospective approach. The review was carried out in the first semester of 2021 using the online database of the following journals: Acta Paulista de Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Revista Eletrônica de Enfermagem; Revista Baiana de Enfermagem. The journals' collections were accessed through the Virtual Public Health Library (VHL), where the following keywords were used in Portuguese: Brinquedo terapêutico, Criança, Enfermagem, Brinquedo. All articles that did not meet the inclusion criteria of the study were excluded. Results: The main focus of the selected articles were to present the benefits of using Therapeutic Toy and the association of this proposal as a source of support and protection for the child. In this context, the therapeutic toy proved to be essential for a better relationship between the nurse and the child, making it possible to minimize the fear and trepidation that children usually have toward the professional, and thus develop a strong bond between them, resulting in a more humanized care. Final Considerations: Therapeutic Play proved to be an effective technique to reduce the stress related to procedures and hospitalization. Since it is a structured game and allows direct contact with materials that are present in the treatment procedures, it is a strong ally to minimize possible traumas and stimulate a more humanized care.

Published

2021-11-23

How to Cite

Santos, T. L. ., Becker, D. C. K. ., Franco, D. F. ., Santos, C. S. ., Oliveira, C. S. de ., Silva, A. de A. ., Silva, A. J. da ., & Dantas, D. A. L. . (2021). Os benefícios do brinquedo terapêutico no cuidado à crianças : The Benefits Of Therapeutic Play In Child Care. STUDIES IN HEALTH SCIENCES, 2(3), 70–81. Retrieved from https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/shs/article/view/67