Processo de ensino e aprendizagem do jogo tradicional Bugalha: uma experiência de Pibidianos

Teaching and learning process of the traditional game Bugalha: an experience of Pibidians

Authors

  • Heloisa Braga dos Santos
  • Márcia Furihata
  • Ana Caroline Santos Souza
  • Érika Nishiiye Laperuta
  • Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma

DOI:

https://doi.org/10.54022/shsv3n2-048

Keywords:

ensino-aprendizagem, conteúdo, educação física, jogo da Bugalha.

Abstract

Este artigo é um relato de experiência de estudantes de Educação Física na participação e inserção no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Londrina. A experiência foi realizada em uma escola pública municipal na cidade de Londrina com turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I. O conteúdo escolhido foi proposto a partir de uma inquietação dos bolsistas sobre: Como estruturar e ensinar o conteúdo jogo popular Bugalha? Para isto, foi ministrado um bloco de nove aulas sobre o conteúdo. Concluímos que o ensino do jogo da bugalha nos mostrou a importância de ensinar um jogo tradicional na escola; quer seja pela cultura, por não deixar que essa prática desapareça, quer seja pelas possibilidades de ressignificação. Identificamos que a qualidade das relações entre os alunos e o jogo, como prática cultural, na maioria das vezes, era garantida, devido às intervenções, o diálogo e as oportunidades que ali eram lançadas. A experiência do PIBID também nos possibilitou ampliar os conhecimentos sobre a docência. Por meio do Programa PIBID pudemos ter contato direto com os alunos e com a organização das salas de aula, propiciando novos aprendizados e novas experiências, foi uma oportunidade ímpar para que nós graduandos pudéssemos vivenciar o cotidiano escolar.

Published

2022-06-27

How to Cite

Santos, H. B. dos ., Furihata, M. ., Souza, A. C. S. ., Laperuta, Érika N. ., & Palma, Ângela P. T. V. . (2022). Processo de ensino e aprendizagem do jogo tradicional Bugalha: uma experiência de Pibidianos: Teaching and learning process of the traditional game Bugalha: an experience of Pibidians. STUDIES IN HEALTH SCIENCES, 3(2), 1237–1248. https://doi.org/10.54022/shsv3n2-048