Aplicação da tecnologia tridimensional no ensino de obstetrícia e medicina fetal

Authors

  • Matheus Hernandes Vieira Vaz
  • Rafaela Melo Macedo
  • Fernanda Folgosi
  • Thaís Alonso Fagundes
  • Isadora de Alencar Faria
  • Vitória Caldas Gonçalves
  • João Matheus Elias Rezende
  • Juliana da Luz Araujo
  • Jalsi Tacon Arruda

DOI:

https://doi.org/10.54022/shsv5n1-033

Keywords:

Educação Médica, Impressão Tridimensional, Obstetrícia, Medicina Materno-Fetal

Abstract

A medicina atual se apoia cada vez mais em recursos tecnológicos, não apenas no diagnóstico, mas também em suas várias vertentes. A produção de biomodelos 3D constitui importante ferramenta, ainda na fase acadêmica, no estudo anatômico/patológico dos órgãos, no treinamento de procedimentos e rotinas clínicas. A Obstetrícia e a Medicina Fetal são áreas promissoras no uso da tecnologia da impressão 3D, tendo em vista que a compreensão dos processos fisiológicos e morfológicos compõe ponto essencial na tomada de decisões e condutas. Dessa forma, o presente trabalho analisou a importância da impressão 3D no processo ensino-aprendizagem, e avaliou sua aplicação na prática clínica, com o objetivo principal demonstrar e relatar as vantagens da aplicação da tecnologia 3D na obstetrícia e medicina fetal. O estudo em questão trata-se de uma revisão integrativa de literatura, fundamentada em acervos das bases de dados PubMed, Scielo, BVS e Google Acadêmico, utilizando os descritores DeCs “Impressão Tridimensional”, “Educação Médica”, “Obstetrícia” e “Perinatologia”. Em relação a aplicabilidade da bioimpressão na anatomia, os modelos anatômicos podem ser usados para fins educacionais e treinamento médico. Há vantagens significativas na incorporação das tecnologias tridimensionais na área da saúde, uma vez que, pela sua versatilidade, seria possível proporcionar uma preparação melhor aos estudantes e um tratamento mais adequado e personalizado a cada paciente, assegurando melhores manejos, resultados e prognósticos. Portanto, havendo consciência dos benefícios atrelados a inserção dessa tecnologia na prática médica, faz-se necessário o contínuo esforço de instituições, docentes e comunidade em geral, para a incorporação destes novos recursos, bem como a realização de pesquisas com enfoque na busca de aperfeiçoamentos e novas aplicabilidades; uma vez que pelo alto custo de manutenção e ausência de incentivo governamental, existe, ainda, certa dificuldade em sua implementação.

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Published

2024-03-29

How to Cite

Vaz, M. H. V., Macedo , R. M., Folgosi , F., Fagundes, T. A., Faria, I. de A., Gonçalves, V. C., Rezende, J. M. E., Araujo, J. da L., & Arruda, J. T. (2024). Aplicação da tecnologia tridimensional no ensino de obstetrícia e medicina fetal. STUDIES IN HEALTH SCIENCES, 5(1), 480–500. https://doi.org/10.54022/shsv5n1-033

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