Contribuição da pesquisa e da formação continuada para o trabalho pedagógico eficaz dos professores para qualificar sua prática pedagógica

Authors

  • Aparecida Garcia Froez Evangelista
  • Wanderson Santos de Farias

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv4n1-006

Keywords:

formação continuada, pedagógica, prática pedagógica, pesquisa

Abstract

Este estudo teve como objetivo apontar valor pedagógico atribuído à pesquisa e a formação continuada no que tange o trabalho didático eficaz dos educadores de escolas públicas para qualificar sua prática pedagógica. Métodos: A pesquisa foi do tipo revisão integrativa. Resultados: Hoje, a orientação é propor exercícios que sejam realizadas diariamente com os estudantes, não apenas do ensino fundamental, mas em todas as séries escolares, onde estes alunos tenham a possibilidade de desenvolver as habilidades de ler e escrever. Conclusões: Fica evidente que a formação continuada passa a ser um dos pré-requisitos básicos para a transformação do professor, pois é através do estudo, da pesquisa, da reflexão, do constante contato com novas concepções, proporcionado pelos programas de formação continuada, que é possível a mudança.

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Published

2023-02-13

How to Cite

Evangelista , A. G. F., & de Farias, W. S. (2023). Contribuição da pesquisa e da formação continuada para o trabalho pedagógico eficaz dos professores para qualificar sua prática pedagógica. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 4(1), 79–91. https://doi.org/10.54019/sesv4n1-006