Uma aplicação em sala de aula da robótica educacional para o ensino de física

A classroom application of educational robotics for teaching physics

Authors

  • Anna Paulla Fernandes Araújo
  • Renato Medeiros
  • Clóves Gonçalves Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n4-002

Keywords:

robótica educacional, robótica pedagógica, software tracker, tecnologias no ensino, LEGO no ensino

Abstract

A disciplina de física faz parte dos parâmetros curriculares da educação básica de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o seu ensino enfrenta dificuldades pela falta de motivação e compreensão dos alunos. O presente trabalho tem como proposta metodológica a robótica educacional a fim de auxiliar na compreensão dos conceitos físicos ensinados em sala de aula e uma maior motivação dos alunos. A pesquisa se baseou em um estudo bibliográfico, de acordo com Seymour Papert precursor nos estudos sobre a robótica educacional, tendo como apoio a utilização do software Tracker. Nesse sentido, a robótica foi trabalhada utilizando kits LEGO Mindstorms Education EV3 em uma turma do ensino médio tendo como foco principal o conteúdo sobre as Leis de Newton. A inserção dessa ferramenta tecnológica possibilitou aos estudantes serem construtores ativos na aprendizagem, resultando numa melhora no estímulo dos alunos com a disciplina de física.

Published

2022-10-19

How to Cite

Araújo, A. P. F., Medeiros, R., & Rodrigues, C. G. (2022). Uma aplicação em sala de aula da robótica educacional para o ensino de física: A classroom application of educational robotics for teaching physics. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(4), 1408–1433. https://doi.org/10.54019/sesv3n4-002