A pandemia e a educação infantil: desafios, saúde mental de educadores e caminhos percorridos

Pandemia and childhood education: challenges, educators' mental health and paths taken

Authors

  • Alleanderson Brito da Silva
  • Washington Sales do Monte

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-024

Keywords:

pandemia, educação infantil, saúde mental

Abstract

O objetivo central deste artigo é apresentar uma reflexão sobre os desafios para a educação infantil brasileira, fazendo uma relação entre a importância do afeto, do olhar e das interações sociais para o desenvolvimento educacional das crianças e o ensino remoto emergencial - ERE, adotado devido à pandemia da Covid-19. Neste trabalho foi utilizada como estratégia metodológica a revisão integrativa de literatura, com a finalidade de obter os dados que fundamentaram a construção desta escrita. Como resultado alcançado, destaca-se a apresentação de um panorama geral sobre os desafios psicológicos provocados pela pandemia da Covid-19 e a sua relação com a educação infantil brasileira; discussão sobre a negação das interações sociais presenciais; os problemas ocasionados por isso à saúde mental dos educadores; bem como a demonstração de alguns caminhos percorridos por professores, os quais apontaram suas experiências e possibilidades.

Published

2022-09-23

How to Cite

Silva, A. B. da ., & Monte, W. S. do . (2022). A pandemia e a educação infantil: desafios, saúde mental de educadores e caminhos percorridos: Pandemia and childhood education: challenges, educators’ mental health and paths taken. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1379–1398. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-024