Educação em saúde: o enfermeiro como protagonista do Staff docente

Health education: the nurse as the protagonist of the teaching Staff

Authors

  • Wanderson Santos de Farias
  • Alexandra de Assis Pessoa Guerra
  • Kleciane Siqueira de Albuquerque Moraes

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-022

Keywords:

enfermagem, educação em saúde, ciências da educação, programa saúde da escola

Abstract

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado na qual foi realizado um estudo sobre a inserção do enfermeiro no âmbito escolar. O processo de formar profissionais para exercer o magistério vem sendo um desafio para a gestão pública bem como para o Brasil, especificamente para as políticas voltadas para educação principalmente nas últimas décadas. A formação do Graduado em Enfermagem por ser um curso de Bacharelado acaba não possuindo as matérias que são mais específicas de forma mais aprofundada voltada para se trabalhar na docência. O que acaba por se refletir na metodologia pedagógica disciplina essa que é vista nos cursos de graduação em enfermagem. A formação do enfermeiro é dirigida para as áreas mais assistências e que são inerentes com a área, seja essa assistência voltada para a atenção básica ou a que é aplicada nos demais níveis de assistência à saúde. Dentro do estudo formulado, emprega-se pesquisa de campo com diferentes abordagens que poderiam fornecer respostas para os objetivos deste estudo: a forma quantiqualitativa. A partir dos objetivos, propusemos uma abordagem voltada para políticas públicas abordando a educação em saúde e o papel do enfermeiro como educador e integrante da escola, onde sabemos que desenvolve essas ações de promoção a saúde e educação em saúde em âmbito escolar é de suma importância e mostra efeitos positivos na saúde dos componentes da escola. Esse profissional inserido em escolas pode ofertar várias atividades como mensurar pressão arterial, e articular eventos com outros profissionais tais como o médico, um dentista, abordando por meio dessas atividades o princípio relativo à vida, ajuda, equidade, condição de cidadão, observando que tal atividade é um sistema pedagógico onde visa o desenvolvimento humano, criando vínculos de independência intelectual do cidadão com finalidade de que possa a chegar cuidar de si e de sua saúde.

Published

2022-09-15

How to Cite

Farias, W. S. de ., Guerra, A. de A. P. ., & Moraes, K. S. de A. . (2022). Educação em saúde: o enfermeiro como protagonista do Staff docente: Health education: the nurse as the protagonist of the teaching Staff. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1340–1353. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-022

Most read articles by the same author(s)