Ensino superior de enfermagem em tempos de pandemia: visão dos acadêmicos em ensino remoto

Undergraduate nursing education in pandemic times: academics' view of remote teaching

Authors

  • Fernanda Pereira Guimarães
  • Thaiane Silveira Lima
  • Carla Aparecida Carvalho
  • Karine Luciano Barcelos
  • Larissa Viana Almeida de Lieberenz

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-018

Keywords:

COVID-19, regime remoto, ensino superior, enfermagem

Abstract

Com o cenário pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus no ano de 2020, foi recomendado como medida protetiva o distanciamento social. Com isso, muitos estabelecimentos precisaram ser interditados temporariamente, destacando-se as universidades, escolas e serviços denominados não essenciais. Nesse contexto, as faculdades tiveram de buscar meios para difundir o ensino. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender a influência da pandemia na vida acadêmica de discentes de enfermagem acerca do ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizada com 16 acadêmicos de Enfermagem, matriculados no ano 2020 em uma instituição privada de ensino superior. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista gravada via plataforma de videochamada ou através de ligação telefônica audiogravada. Após a coleta, as entrevistas foram transcritas e avaliadas conforme a análise de conteúdo de Bardin. Foram levantados aspectos relacionados às dificuldades vivenciadas pelos alunos na inserção ao regime remoto, o surgimento de repercussões acadêmicas e emocionais, assim como as possíveis potencialidades da adoção do regime remoto no ensino superior. O presente estudo evidenciou pontos dificultadores deste processo, como a transição brusca do sistema de ensino presencial para o sistema remoto, as inúmeras nuances que incidem na dificuldade de adaptação dos acadêmicos a essa nova realidade, assim como as repercussões emocionais que podem surgir frente a esse novo cenário. Não obstante, potencialidades frente a essa realidade também foram levantadas, como as relativas à maior disponibilidade de acesso e difusão de informações e materiais.

Published

2022-09-05

How to Cite

Guimarães, F. P. ., Lima, T. S. ., Carvalho, C. A. ., Barcelos, K. L. ., & de Lieberenz, L. V. A. . (2022). Ensino superior de enfermagem em tempos de pandemia: visão dos acadêmicos em ensino remoto: Undergraduate nursing education in pandemic times: academics’ view of remote teaching. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1282–1302. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-018

Most read articles by the same author(s)