Conhecimento docente sobre deficiências ou transtornos de crianças bem pequenas

Teacher knowledge about disabilities or disorders of very young children

Authors

  • Cristiane Backes Welter
  • Maitê Castelan da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-017

Keywords:

docente, crianças bem pequenas, deficiências, transtornos, educação inclusiva

Abstract

Este estudo buscou compreender o papel do docente na identificação de deficiências ou transtornos em crianças bem pequenas, com vistas a qualificar a atuação de pedagogos na Educação Infantil. O referencial teórico dialético está apoiado na leitura da Base Nacional Comum Curricular, legislação brasileira vigente sobre Educação Inclusiva - deficiências e transtornos - na infância. Esta é uma pesquisa qualitativa exploratória, enquanto estudo de caso, que entrevistou 16 professores da Educação Infantil, por meio de um questionário online semiestruturado, de modo a verificar como os professores apontam possíveis deficiências e transtornos em crianças com as quais atuam na Educação Infantil. A análise dos questionários evidenciou a necessidade de que os pedagogos precisam ter conhecimento acerca dos diferentes tipos de deficiências ou transtornos, tomando por base as legislações vigentes, que orientam a atuação do pedagogo na Educação Inclusiva. O estudo também revelou que a observação contínua das crianças no contexto escolar contribui para a diferenciação entre deficiência e transtorno, o que pode colaborar, a posteriori, para um possível diagnóstico na área médica.

Published

2022-08-31

How to Cite

Welter, C. B. ., & Silva, M. C. da . (2022). Conhecimento docente sobre deficiências ou transtornos de crianças bem pequenas: Teacher knowledge about disabilities or disorders of very young children. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1260–1281. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-017