Histórias nas entrelinhas de cadernos escolares

Stories between the lines of school notebooks

Authors

  • Eliane Küster
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-016

Keywords:

história cultural, história da educação, EJA - educação de jovens e adultos, cadernos escolares

Abstract

O artigo analisa os cadernos escolares de uma aluna da terceira idade no contexto das práticas e pautas escolares, sociais e culturais, em uma classe de EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no período de 2003 a 2004. Considerando os cadernos escolares como fontes de pesquisa e a EJA como oportunidade de aprendizagem, procurou-se identificar seus diferentes usos e possíveis significados. A pesquisa, de caráter bibliográfico, documental e de campo, apoiou-se nos estudos de Chartier (1990), Oliveira (2008), Grinspun (2008), Viñao-Frago (2008) e Julia (2001). Como resultado, foi possível refletir sobre os cadernos escolares, sua utilização e o que representam no cotidiano da escola, como espaços próprios de expressão da individualidade da aluna.

Published

2022-08-31

How to Cite

Küster, E. ., & Vieira, A. M. D. P. . (2022). Histórias nas entrelinhas de cadernos escolares: Stories between the lines of school notebooks. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1241–1259. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-016