Letramento estatístico: familiarização de conceitos estatísticos dos alunos do ensino médio em uma escola de Mato Grosso do Sul

Statistical literacy: familiarizing high school students with statistical concepts in a school in Mato Grosso do Sul

Authors

  • Jeferson Samuel Lobato Vermieiro
  • João Vitor Teodoro

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-012

Keywords:

análise de dados, ensino médio, estatística descritiva

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar se os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio estão familiarizados com alguns conceitos de estatística contidos nos currículos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, investigando o letramento estatístico em situações do cotidiano, envolvendo alguns conceitos, como, por exemplo, classificação de variável qualitativa, quantitativa continua ou discreta. Esta foi uma pesquisa de campo, realizada em uma escola estadual de Dourados-MS.  Foi utilizado o modelo de letramento estatístico descrito por Almeida (2010) e Morais (2006), adaptando-o de acordo com o objetivo da pesquisa.

Published

2022-08-16

How to Cite

Vermieiro, J. S. L. ., & Teodoro, J. V. . (2022). Letramento estatístico: familiarização de conceitos estatísticos dos alunos do ensino médio em uma escola de Mato Grosso do Sul: Statistical literacy: familiarizing high school students with statistical concepts in a school in Mato Grosso do Sul. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1172–1191. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-012