Retorno híbrido no curso de fisioterapia da UEL: relato de experiência

Hybrid return in the physiotherapy course at UEL: experience report

Authors

  • Ligia Maria Facci
  • Eliane Cristina Hilberath Moreira
  • Roger Burgo de Souza
  • Roberta Romaniolo de Mattos
  • Nidia Aparecida Hernandes
  • Christiane de Souza Guerino Macedo

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-011

Keywords:

fisioterapia, COVID-19, retorno presencial

Abstract

Introdução: A Pandemia do COVID-19 impôs desafios aos cursos de graduação, como aulas remotas e metodologias ativas. No curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina o maior desafio foi o retorno precoce às aulas práticas para os estudantes que entrariam no estágio. Objetivo: Apresentar as estratégias desenvolvidas para o retorno presencial de aulas práticas. Metodologia: Foi realizada a análise das disciplinas essenciais para retorno de práticas; tamanho e equipamentos dos laboratórios de ensino; número de estudantes matriculados na terceira e segunda séries, assim como distribuição dos horários. As disciplinas que retornariam com aulas práticas foram aprovadas pelo Colegiado do curso, Departamento de Fisioterapia e Conselho do Centro de Ciências da Saúde. Foi realizada reunião remota com estudantes, que assinaram o termo para o retorno presencial. Resultados: Foram utilizados dois laboratórios de ensino e duas salas de aula adaptadas, com limitação de área suja e limpa para que os estudantes não entrassem com os sapatos e bolsas. Foram disponibilizados protetores faciais e álcool 70% e todos os estudantes usavam máscaras adequadamente. Os estudantes foram distribuídos em quatro turmas de até 15 pessoas de acordo com a convivência entre eles, sendo orientados a manter distância de dois metros entre si ou entre as duplas. O Colegiado acompanhou individualmente os estudantes, e os com sintomas gripais assistiam as aulas de forma remota. Conclusões: O retorno das aulas práticas presenciais foi organizado adequadamente e foi fundamental para o aprendizado e para a manutenção do interesse dos estudantes no curso de Fisioterapia.

Published

2022-08-12

How to Cite

Facci, L. M. ., Moreira, E. C. H. ., Souza, R. B. de ., Mattos, R. R. de ., Hernandes, N. A. ., & Macedo, C. de S. G. . (2022). Retorno híbrido no curso de fisioterapia da UEL: relato de experiência: Hybrid return in the physiotherapy course at UEL: experience report. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1160–1171. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-011