Autismo e os processos pedagógicos: uma reflexão sobre a educação inclusiva de alunos autistas do 7º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros

Authors

  • Laura Oliveira Viana de Aguiar
  • Lenise Maria Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv5n2-004

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Ensino Fundamental, Prática Pedagógica

Abstract

O presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociale tem como tema “Autismo e os processos pedagógicos: uma reflexão sobre a educação inclusiva de alunos autistas do 7º ano na escola municipal de ensino fundamental Raimunda da Silva Barros”, tem como objetivo refletir como ocorre o processo de inclusão de alunos autistas no 7º ano do ensino fundamental na EMEF Raimunda da Silva Barros, no município de Cametá. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e interação social das pessoas. Diante desse quadro, é fundamental que os processos pedagógicos sejam adaptados e voltados para as necessidades específicas dos alunos autistas. A escolha desse tema deu-se a partir de diálogos com colegas de trabalho e pelo fato de ter um filho autista. A problemática central desse estudo é refletir como ocorre o processo de escolarização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no 7º ano do ensino fundamental na escola de ensino fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada na zona urbana, no município de Cametá-Pa, bem como identificar que recursos e adaptações curriculares os professores utilizam em suas práticas pedagógicas na escolarização de alunos autistas na classe regular. Nesse sentido, será realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativa em uma escola localizada na zona urbana, no município de Cametá, no estado do Pará. Os sujeitos participantes do estudo serão dois professores da classe regular do 7º ano, um supervisor escolar, um mediador escolar e dois alunos autistas. A coleta de dados será realizada por meio de observação, questionário e entrevista semiestruturada. O embasamento teórico da pesquisa foi fundamentado nos conhecimentos teóricos já desenvolvidos a respeito do tema de autores como: Vale(2010), DSM-5(2014), Suplino(2014), Marinho e Merkle(2009), Cunha (2022), Rivière(1995), Carolina (2018) dentre outros.

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https://observatoriodoautista.com.br/2023/03/20/autismo-e-a-familia/.

Published

2024-05-06

How to Cite

Aguiar, L. O. V. de, & Silva, L. M. F. da. (2024). Autismo e os processos pedagógicos: uma reflexão sobre a educação inclusiva de alunos autistas do 7º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 5(2), e4132. https://doi.org/10.54019/sesv5n2-004