Curso de capacitação de instrutores através da educação a distância – uma experiência de sucesso da escola superior de bombeiros

Authors

  • Tiago Regis Franco de Almeida
  • Alexandre Sérgio de Oliveira Angelin

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv5n1-002

Keywords:

educação à distância, bombeiros, capacitação

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar um relato da experiência sobre a utilização da ferramenta EaD na padronização das aulas ministradas pela Escola Superior de Bombeiros (ESB). A ferramenta é responsável pelo ensino à aproximadamente 9000 bombeiros por ano, que participam de cursos de formação, especialização e estágios aos profissionais do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).Para capacitar o professor, a ESB ministra o curso de Capacitação Para Instrutores(CPI) que, como projeto piloto, foi realizado na modalidade híbrida com aulas em EaD e aulas presenciais. Para tanto, foi utilizada a plataforma Moodle, onde os alunos têm acesso ao conteúdo das matérias teóricas e a aplicação na prática, no modo presencial. O resultado foram os 15 cursistas do projeto piloto que realizaram o curso e responderam a pesquisa que resultou neste trabalho. Como conclusão, oberva-se que a capactiação por meio do EaD é funcional e aplicavél, obtendo sucesso no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em instituições como a Escola Supeiror de Bombeiros.

References

FERNANDES, S. M.; HENN, L. G.; KIST, L. B. Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. 21911551, 2020.

HALL, Sarah; VILLAREAL, Donna. The Hybrid Advantage: Graduate Student Perspectives of Hybrid Education Courses. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 27, n. 1, p. 69-80, 2015.

LEE, Kyungmee. Rethinking the accessibility of online higher education: A historical review. The Internet and Higher Education, v. 33, p. 15-23, 2017.

LEE, Kyungmee; CHOI, Hyoseon; CHO, Young Hoan. Becoming a competent self: A developmental process of adult distance learning. The Internet and Higher Education, v. 41, p. 25-33, 2019.

MIRKHOLIKOVNA, Djalilova Khurshida. Advantages and disadvantages of distance learning. Наука и образование сегодня, n. 7 (54), 2020.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. p. 94-96.

OGLI, Umaraliyev Fazliddin Fakhritdin; UMARALIYEVICH, Usarov Fakhritdin. BENEFITS OF DISTANCE LEARNING. European science, n. 3 (59), p. 27-29, 2021.

OLIVEIRA, Adriele. Conheça a diferença entre o ensino presencial e o a distância. Educa Mais Brasil. 2020. Acessado em: 11 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/conheca-a-diferenca-entre-o-ensino-presencial-e-a-distancia.

RICHARDSON, Mark; EVANS, Carl; GBADAMOSI, Gbolahan. The work–study nexus: The challenges of balancing full-time business degree study with a part-time job. Research in post-compulsory education, v. 19, n. 3, p. 302-309, 2014.

RODRIGUES, Carlos Roberto. Corpo de Bombeiros e a Educação a Distância: Estratégias de inovação na gestão do conhecimento para a formação, especialização e atualização profissional. Monografia apresentada ao Centro de Altos Estudos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. São Paulo: CAES/PMESP, 2019.

PMESP, Polícia Militar do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Diretriz Geral de Ensino. DGE (D-5-PM). Publicada e anexa ao Bol G PM 074, de 22ABR10, 2010. Acessado em: 12 de setembro de 2021. Disponível em: http://intranet.policiamilitar.sp.gov.br/.

PMESP, Polícia Militar do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Instruções para a Educação à Distância da Polícia Militar (I-44-PM), 2. Ed., publicadas e anexas ao Bol G PM 191, de 07OUT16, 2016. Acessado em: 12 de setembro de 2021. Disponível em: http://intranet.policiamilitar.sp.gov.br/.

SIMÃO NETO, Antonio. Cenários e Modalidade de EaD. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

TARCIA, Rita M. L.; CABRAL, Ana Lúcia T. O novo papel do professor na EaD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Orgs). Educação à distância: o estado da arte. 2ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, v. 2, 2012.

TUTOR, Sistema Acadêmico. Ensino híbrido: conheça as características dessa modalidade de ensino. Tutor Sistema Acadêmico. 2020. Acesso em 11 de setembro de 2021. Disponível em: https://tutor.do/noticia/ensino-hibrido-conheca-as-caracteristicas-dessa-modalidade-de-ensino

VERGARA, Sylvia Constant. Estreitando relacionamentos na educação à distância. Cadernos EBAPE. br, v. 5, p. 01-08, 2007. Doi: https://doi.org/10.1590/S1679-39512007000500010.

YUNUS, Farhana Wan, MUSTAFA, SMS; Nordin, N. Malik, M. Comparative study of part-time and full-time students’ emotional intelligence, psychological well-being and life satisfactions in the era of new technology. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 170, p. 234-242, 2015.

Published

2024-01-24

How to Cite

de Almeida, T. R. F., & Angelin , A. S. de O. (2024). Curso de capacitação de instrutores através da educação a distância – uma experiência de sucesso da escola superior de bombeiros. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 5(1), 18–28. https://doi.org/10.54019/sesv5n1-002