Educação especial: o atendimento educacional especializado em tempos de pandemia

Authors

  • Diego Tavares de Souza

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv5n1-001

Keywords:

educação especial, inclusão escolar, AEE, pandemia de Covid-19

Abstract

Em decorrência do distanciamento social, consequência da pandemia de SARS-COV-2 (COVID-19), muitos desafios surgiram para os/as profissionais da educação. Evidentemente, não sendo diferente para os/as profissionais da educação especial, na busca por adequações do atendimento presencial para a modalidade não presencial. Diante da problemática do contexto pandêmico, objetivamos, neste estudo, conhecer os desafios dos educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), do município de Dona Inês/PB, durante a pandemia. Para coleta dos dados, utilizamos de um questionário virtual disponibilizado pela plataforma Google Forms, o qual buscamos subsídios para conhecimento sobre as ações desenvolvidas no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial durante a pandemia. Na construção do nosso referencial teórico, utilizamos de teóricos como: MANTOAN (2015), MAZZOTTA (2011), BRASIL (2009; 2010; 2011) e outros. Para análise dos dados, utilizamos da técnica de análise de conteúdo proposta por BARDIN (2011). Portanto, é notório os desafios enfrentados por essas profissionais: o aumento da carga de trabalho, dificuldades na comunicação com a família, precarização do atendimento educacional especializado em tempos de pandemia, entre outros.

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Published

2024-01-12

How to Cite

de Souza, D. T. (2024). Educação especial: o atendimento educacional especializado em tempos de pandemia. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 5(1), 2–17. https://doi.org/10.54019/sesv5n1-001