Aprendizagem baseada em problemas aplicada em cursos de graduação na área de tecnologia da informação

Authors

  • Napoleão Póvoa Ribeiro Filho

DOI:

https://doi.org/10.54021/seesv4n1-027

Keywords:

aprendizagem baseada em problemas, tecnologia da informação, ensino superior

Abstract

Metodologia ativa é uma estratégia de ensino que coloca o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, sendo ele o protagonista, e o professor um mediador. E uma dessas metodologias ativas é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), onde o aprendizado deve ocorrer a partir da resolução de problemas, considerando o conhecimento prévio que o estudante já possui. O objetivo desse artigo é analisar como a ABP está sendo implementada em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI). Para tal, foram utilizados como fontes primárias de pesquisa, artigos publicados a partir do ano de 2017 em diversas bases de dados. Como resultado, foi possível perceber que a ABP normalmente é aplicada em disciplinas isoladas e tem boa receptividade por parte dos estudantes. Contudo, é preciso que os professores estejam mais qualificados, entendendo e desenvolvendo melhor cada etapa da metodologia, obtendo assim a eficácia esperada.

References

BARROS, Nelson Felice de; LOURENÇO, Lídia C. O ensino da saúde coletiva no método de aprendizagem baseado em problemas: uma experiência da Faculdade de Medicina de Marília. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 3, p. 136-146, 2006.

BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Avaliação do Emprego do PBL: a concepção de Professores e Estudantes. In: Third International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2011): Aligning Engineering Education with Engineering Challenges.

CARLINI, A. L. Aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de direito: Projeto exploratório na área de relações de consumo. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2010.

DELISLE, Robert; OLIVEIRA, Vitor. Como realizar a aprendizagem baseada em problemas. 2000.

DE SOUZA RABELO, Danieli Silva et al. Desenvolvimento de Sistemas Computacionais Utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2018. p. 188.

DOS SANTOS, David Moisés Barreto; DA SILVA, Carlos Alberto dos Santos; DA SILVA MOREIRA, Jefferson. Aprendizagem baseada em problemas em Engenharia de Computação: uma avaliação qualitativa. Imagens da Educação, v. 8, n. 2, p. e42390-e42390, 2018.

ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendendo com PBL: aprendizagem baseada em problemas: relato de uma experiência em cursos de engenharia da EESC-USP. Revista Minerva, v. 6, n. 1, p. 23-30, 2009.

GAVAZA, Luiz Otávio Ramos; DO NASCIMENTO SALVADOR, Laís; DOS SANTOS, David Moisés Barreto. Uma experiência de aplicação de uma abordagem baseada em problemas no ensino de teoria da computação em sala de aula tradicional. In: Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HARTWIG, Amanda Körber et al. Metodologias ativas para o ensino na graduação na área de Computação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2019. p. 1134-1138.

LEVY, Michael. Weitz, Barton A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

LINGE, N.; PARSONS, D. Problem-Based Learning as an Effective Tool for Teaching Computer Network Design. IEEE Transaction On Education, v 49, n.1, 2006.

LIPKIN, Mack. Toward the education of doctors who care for the needs of the people: Innovative approaches in medical education. In: New directions for medical education. Springer, New York, NY, 1989. p. 3-16.

MAMEDE, Silvia; PENAFORTE, J. C. Aprendizagem baseada em problemas: características, processos e racionalidade. Mamede S, Penaforte J, organizadores. Aprendizagem baseada em problemas; anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, p. 27-48, 2001.

MILLS, David. Problem-based learning. The Higher Education Academy, Sociology, Anthropology, Politics, 2006.

MIZUKAMI, M. D. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MORAES, Magali Aparecida Alves de; MANZINI, Eduardo José. Concepções sobre a aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na Famema. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 3, p. 125-135, 2006.

MOURÃO, Andreza. Uma proposta da eficiência do uso da Metodologia Ativa Baseada em Problemas, utilizando Dojo de Programação, aplicada na disciplina de Lógica de Programação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2017. p. 667.

PEREIRA, Flavio; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; SECCO, Rosemeire Lima. Problem Based Learning Com Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação Na Aprendizagem No Ensino De Computação. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, n. Especial, 2021.

RIBEIRO, L. R. C. Radiografia de uma aula de engenharia. São Carlos: EDUFSCar, 2007.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. 2008.

SANTOS, Ione Ferreira; HAMAMOTO, Cássia Galli; IGARASHI, Fernanda de Oliveira. A aprendizagem baseada em problemas na percepção dos estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). 2019.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SILVA, Sara et al. Aplicação da Metodologia Ativa de Aprendizagem na disciplina de Fundamentos de Eletrônica do curso de Bacharelado em Ciência da Computação para se Evitar a Evasão. In: Anais da VIII Escola Regional de Informática de Goiás. SBC, 2020. p. 223-236.

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, v. 445, p. 110, 2010.

VARGAS, Adriana; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Metacognição em grupos de Problem-based Learning (PBL). Educação, v. 42, n. 2, p. 421-434, 2017.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da pesquisa. SEAD/UFSC, 2006.

Published

2023-12-28

How to Cite

Ribeiro Filho, N. P. (2023). Aprendizagem baseada em problemas aplicada em cursos de graduação na área de tecnologia da informação. STUDIES IN ENGINEERING AND EXACT SCIENCES, 4(1), 439–455. https://doi.org/10.54021/seesv4n1-027