Proposta de utilização do aplicativo decibelímetro em exposições itinerantes e aulas de física no ensino médio

Authors

  • Adriano Marcus Stuchi
  • Stephanny Conceição Farias do Egito Costa
  • Jorge Henrique Sales
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.54021/sesv4n1-008

Keywords:

decibelímetro, exposições de física itinerantes, ensino de física

Abstract

Na divulgação científica sempre se procura experimentos que facilitem o entendimento dos processos científicos junto ao público. Neste trabalho propomos uma inovação nas exposições de Física da Ação de Extensão Caminhão com Ciência da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) pela inserção de leitura de dados por meio do aplicativo (app) “Decibelímetro: Sound Meter” para Smartphones com sistema Android. Usamos inicialmente nas medidas um experimento de baixo custo para geração de ondas sonoras cujo funcionamento se assemelha ao tímpano humano. O app, que está disponível gratuitamente no Google Play, pode ser baixado facilmente em exposições pelos visitantes ou disponibilizado para os que não têm acesso à Internet por meio de um roteador Wi-Fi. Os monitores de Física do Caminhão com Ciência orientarão a realização de medidas da intensidade sonora gerada pelo experimento. As comparações com o tímpano humano visam a conscientização dos visitantes para os perigos do som alto para os ouvidos. Além disso, pretendemos despertar as comunidades escolares beneficiadas pelas exposições para a utilização dos Smartphones com o objetivo voltado para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física com uma sugestão de aplicação em sala de aula.

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Published

2023-03-27

How to Cite

Stuchi, A. M., Costa, S. C. F. do E., Sales, J. H., & Siqueira, M. R. da P. (2023). Proposta de utilização do aplicativo decibelímetro em exposições itinerantes e aulas de física no ensino médio. STUDIES IN ENGINEERING AND EXACT SCIENCES, 4(1), 112–125. https://doi.org/10.54021/sesv4n1-008