Levantamento das expressões numéricas das variáveis de operação do reator nuclear triga IPR-R1 para sua simulação numérica

Authors

  • Adriano de Almeida Massaud Felippe
  • Aldo Márcio Fonseca Lage
  • Amir Zacarias Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.54020/seasv4n1-012

Keywords:

simulação, instrumentos virtuais (VI), reator triga

Abstract

Este artigo faz parte de um trabalho em desenvolvimento no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN, que pretende simular a operação do reator nuclear de pesquisa Triga IPR-R1 através do software LabVIEW®. Nesta etapa do projeto tem-se por objetivo a implementação das equações, que regem a operação do reator em função da evolução do fluxo de nêutrons, entre outros eventos relacionados. Estas equações serão implementadas através dos instrumentos virtuais (VI’s), fornecidos pela plataforma utilizada. Por exemplo, a equação de Inhour, que relaciona período e reatividade do reator, já foi implementada e validada. Ao final desta etapa do projeto todos os eventos relacionados à equação de Inhour, além das equações que simulam o comportamento da temperatura e da radiação em diferentes regiões do reator, devem estar operando. O mesmo será feito para as equações das barras de Regulação, Controle e Segurança, que inserem cents de reatividade em função da posição destas dentro do núcleo do reator. Uma vez finalizada esta etapa, segue-se para a conexão entre a interface visual e as equações encontradas, para que as primeiras simulações possam ser feitas.

References

A. A. M. Felippe; A. M. F. Lage; A. Z. Mesquita. “Desenvolvimento da Interface Para Usuário do Sistema Digital de Simulação dos Parâmetros Operacionais do Reator Nuclear de Pesquisa Triga IPR- R1”, International Nuclear Atlantic Conference. Belo Horizonte. (2017).

National Instruments. “Sistemas de Teste, Medição e Embarcados da NI” Disponível em: <http://www.ni.com/pt-br/shop/labview.html> Acesso em 30 de julho de 2018.

R. M. G. P. Souza, “Resultados dos Testes Neutrônicos Realizados no Reator Triga IPR-R1, em 2018 – Núcleo com 63 E. C.”. Nota Técnica CDTN/Cnen. Belo Horizonte. (2018).

A. Z. Mesquita. “Investigação Experimental da Distribuição de Temperaturas no Reator Nuclear de Pesquisa Triga IPR-R1”. Tese, Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2005).

A. M. F. Lage, “Desenvolvimento de Sistema Digital para Simulação dos Parâmetros Operacionais de Reatores Nucleares de Pesquisa”. Projeto de Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais – CDTN/Cnen. Belo Horizonte. (2017).

A. M. F. Lage, A. Z. Mesquita; A. A. M. Felippe. “Projeto do Sistema Digital para Simulação Gráfica dos Parâmetros Operacionais do Reator Nuclear de Pesquisa Triga IPR-R1” International Nuclear Atlantic Conference. Belo Horizonte (2017).

General Atomics. “General Atomics & Affiliated Companies”. Disponível em <http://www.ga.com/> Acesso em 30 de julho de 2018.

Downloads

Published

2023-06-20

How to Cite

Felippe, A. de A. M., Lage, A. M. F., & Mesquita , A. Z. (2023). Levantamento das expressões numéricas das variáveis de operação do reator nuclear triga IPR-R1 para sua simulação numérica. STUDIES IN ENVIRONMENTAL AND ANIMAL SCIENCES, 4(1), 160–167. https://doi.org/10.54020/seasv4n1-012