Ensino de solos na escola: conscientização da importância desse recurso natural

Authors

  • Daniela Aparecida Freitas

DOI:

https://doi.org/10.54020/seasv4n1-004

Keywords:

ensino, solos, aproximação de universidade e escola

Abstract

O ensino de solos visa conscientizar as pessoas da importância desse recurso natural. Busca-se criar, desenvolver e consolidar a sensibilização de todos em relação ao solo, promovendo o interesse para sua conservação, uso e ocupação sustentável. O presente trabalho teve como objetivo ensinar a temática de solos em duas escolas na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, através de práticas pedagógicas em parceria com o Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto foi executado em 2016 na Escola Municipal Ruy Lage e na Escola Estadual Professor Hamilton Lopes, através de diversas oficinas. Percebeu-se grande interesse e conhecimento dos alunos, o que os tornaram capazes de correlacionar as atividades das oficinas com o cotidiano. Desta forma deseja-se que projetos como este se expanda e seja uma ferramenta de auxílio para a popularização da temática solos entre alunos e professores.

References

CUNHA, J. E.; DA ROCHA, A. S.; TIZ, G. J.; MARTINS, V. M. Práticas pedagógicas para ensino sobre solos: aplicação à preservação ambiental. Terra e Didática. v. 9, n. 2, p. 74-81, 2013.

FREITAS, A. L. F.; VITAL, A. F. M.; NASCIMENTO, B. M. S.; LUTOSA, A. F. S.; SOUZA, M. P.; RAMOS, G. G. R. Percepções sobre a importância do solo: Estudo de caso em uma escola de Itapetim – PE. Agropecuária científica no semiárido, v. 14, n. 1, p. 42-49, 2018.

RICHART, A.; FILHO, J. T.; BRITO, O. R.; Llanillo, R. F.; FERREIRO, R. Compactação do solo: causas e efeitos. Semina: Ciências Agrárias, v. 26, n. 3, p. 321-344, 2005.

SPERA, S.T.; SANTOS, H.P.; FONTANELI, R.S.; TOMM, G.O. Efeitos de sistemas de produção de grãos envolvendo pastagens sob plantio direto nos atributos físicos de solo e na produtividade. Revista Brasileira Ciência do Solo, v.28, p.533-542, 2004.

Downloads

Published

2023-03-22

How to Cite

Freitas, D. A. (2023). Ensino de solos na escola: conscientização da importância desse recurso natural. STUDIES IN ENVIRONMENTAL AND ANIMAL SCIENCES, 4(1), 57–64. https://doi.org/10.54020/seasv4n1-004