O papel da gestão escolar na construção e implementação de projetos educacionais inovadores

Authors

  • Diego Kenji de Almeida Marihama
  • Selma Suely Baçal de Oliveira
  • José Moran

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-079

Keywords:

Inovação, Processos Transformadores, Metodologias Ativas, Ensino, Aprendizagem

Abstract

O mundo se torna cada vez mais conectado e evolui rapidamente com soluções inteligentes, num cenário dinâmico que muda constantemente os hábitos e exige novas competências. A educação, por sua vez, não pode se isolar por muito tempo e começa, portanto, a buscar novos caminhos para ensinar e dialogar com esta sociedade rápida e desafiadora, que é dinâmica em suas transformações digitais e sociais a ponto de ultrapassar as práticas pedagógicas desenvolvidas em um ambiente formal. Sob esta perspectiva, a pesquisa em questão tem por objetivo conduzir os gestores escolares a repensarem os caminhos da educação a partir de projetos criativos. Assim, considerou-se a observação participante como método para descrever e contextualizar o que é desenvolvido no Sabe Tudo Conect@, um projeto da Rede Municipal de Sorocaba, que atende oito unidades anexas às escolas, onde os alunos, do 1º aos 9º anos, passaram a ter formação tecnológica e letramento digital, desde fevereiro de 2024. De acordo com os dados obtidos pela observação participante, foram apresentadas imagens, percepções dos alunos e professores, bem como materiais e recursos utilizados nas aulas. Por fim, retratou-se a atuação da gestão escolar no processo de transformação, criando cultura pedagógica que valoriza a inovação, promove um ambiente de experimentação e possibilita formação continuada aos professores; reforçando o objetivo maior de trazer estratégias, diálogos e técnicas em metodologias ativas, que atendam às necessidades, considerando as habilidades essenciais, as potencialidades e as dificuldades para a sala de aula. Nesse aspecto, enfatizou-se os diferenciais das escolas inovadoras – onde as pessoas são abertas e acolhedoras, os alunos como protagonistas do próprio conhecimento e os espaços mais flexíveis, coloridos e atraentes, promovendo um clima de construção e compartilhamento de ideias.

References

MARIETTO, Marcio Luiz. Observação Participante e Não Participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação dos métodos. Iberoamerican Journal Of Strategic Management (IJSM), v. 17, n. 4, p. 05-18, 2018.

MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida. Avaliação Institucional externa e os professores de Ciências: Um estudo na Fundação Bradesco de Itajubá/MG. 2016. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/

/1004. Acesso em: 03 mar. 2024.

MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida. Projeto de vida e a formação de professores: os desafios de tornar as escolas mais atraentes. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovação em Educação, II., 2023, São Paulo. Anais. São Paulo: Revista Multidisciplinar em educação e meio ambiente, 2023, p. 305-312.

MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida; VICENTE, Juliana Vitória de Oliveira. A relevância da leitura e a mediação docente. In: ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso; MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida; NEVES, Miranilde Oliveira; SALVADOR, Wanderlei (Orgs.). Gestão educacional e formação docente. Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2020.

MORAN, José. Narrativas de um docente. In: MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida (Org.). Interfaces da Educação: perspectivas de dimensões teórico-práticas. [livro eletrônico]. São Paulo: Na Raiz, 2021. v. II.

MORAN, José. O poder transformador dos docentes inspiradores. 2013. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/poder.pdf. Acesso em: 03 mar. 2024.

MORAN, José. O que aprendi com os alunos e o que está mudando hoje. Disponível em: docente.pdf (usp.br). Acesso em: 03 mar. 2024.

MORAN, José. Transformações na Educação impulsionadas pela crise. 2020. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2020/05/

Transforma%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 03/03/2024

PEREIRA, Maria Amélia Pinho. A casa redonda. Disponível em: https://acasaredonda.com.br/paginas/escola-casa-redonda. Acesso em: 03 mar. 2024.

Published

2024-06-10

How to Cite

Marihama, D. K. de A., Oliveira, S. S. B. de, & Moran, J. (2024). O papel da gestão escolar na construção e implementação de projetos educacionais inovadores. Caderno Pedagógico, 21(6), e4831 . https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-079

Issue

Section

Articles