A dialogicidade e o círculo hermenêutico – dialético no ensino de ciências

Authors

  • Joseane Maria do Nascimento
  • Francyana Pereira dos Santos
  • João Paulo Rocha dos Passos
  • Jacineide Miguel Arcanjo
  • Monica Lopes Folena Araújo

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-064

Keywords:

Dialogicidade, Hermenêutica, Ensino, Ciências

Abstract

A hermenêutica dialética é uma abordagem metodológica que busca interpretar e compreender as múltiplas realidades humanas, indo além da objetificação. No contexto do ensino de Ciências, ela tem sido aplicada por meio da Sequência Didática Interativa (SDI), que utiliza o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Essa abordagem promove criatividade, dialogicidade e interatividade no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é através do diálogo e da reflexão, que os sujeitos envolvidos desenvolvem uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos. E além disso, permite relacionar os conteúdos científicos com a realidade dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo. Nessa abordagem, os alunos são incentivados a questionar, analisar e interpretar informações científicas de forma crítica estimulando a criatividade ao explorar diferentes perspectivas e soluções. E atreves do diálogo, constante, promove a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A hermenêutica apresenta potencial enriquecedor no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma visão mais ampla e reflexiva da ciência e sua conexão com a realidade. Neste estudo buscamos entender a concepção de estudantes de mestrado e doutorado em ensino de Ciências sobre a dialogicidade de Paulo Freire. A pesquisa foi realizada com discentes que cursaram a disciplina Hermenêutica, dialogicidade e complexidade no processo de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Utilizando a metodologia do Círculo Hermenêutico – Dialético (CHD), foram feitas entrevistas via aplicativo de mensagens instantâneas, nuvens de palavras e vídeos. Durante as atividades propostas, cada estudante teve a oportunidade de estabelecer reflexões e conexões entre as leituras e o conceito de dialogicidade, de forma contextualizada, na busca de uma formação mais crítica e reflexiva. Percebemos que, O CHD potencializou um procedimento metodológico bastante dinâmico, possibilitou uma constante interação entre os discentes de mestrado e doutorado.

References

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 259-268.

FREIRE, Paulo. Pedagogia o oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GUBA, E.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park: Sage, 1989.

SANTANA, O. A.; SOUZA, S. C. Pedagogia do oprimido como referência: 50 anos de dados geohistóricos (1968-2017) e o perfil de seu leitor. História da Educação, v. 23, p. e83528, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/83528

MORIN, E. A cabeça bem-feita. RJ: Bertrand Brasil, 2000.

MORIN, E. Ética, cultura e educação. Organização de Alfredo Pena-Vega, Cleide R. S. Almeida e Isabel Petraglia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MINAYO, M. C. S. Interdisciplinaridade: funcionalidade ou utopia? Saúde e sociedade, v. 3, p. 42-63, 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12901994000200004

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

POMBO, O. et al. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em revista, v. 1, n. 1, 2005. DOI: https://doi.org/10.18225/liinc.v1i1.186

ZUIN, V. G.; DE FREITAS, D. A utilização de temas controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. Ciência & Ensino, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/

vienpec/cr2/p584.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.

Published

2024-06-07

How to Cite

Nascimento, J. M. do, Santos, F. P. dos, Passos, J. P. R. dos, Arcanjo, J. M., & Araújo, M. L. F. (2024). A dialogicidade e o círculo hermenêutico – dialético no ensino de ciências. Caderno Pedagógico, 21(6), e4792 . https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-064

Issue

Section

Articles