Abordagem paradigmática da tecnologia educacional na educação: análise e novas perspectivas

Authors

  • Jorge Manoel Adão
  • Hosana de Queiroz Mariano
  • Levi Mariano Batista
  • Denise de Sá Andrade

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-061

Keywords:

Educação, Filosofia em Educação, Práticas Pedagógicas, Tecnologias

Abstract

Um paradigma é entendido como um padrão a ser seguido, compreendendo um conjunto compartilhado de crenças, valores, técnicas e teorias, influenciado por fatores culturais, políticos, econômicos e sociais atuais. O objetivo deste texto é refletir sobre a crise de paradigma do conhecimento científico e suas implicações no campo da mediação na tecnologia educacional e apresentar um panorama abrangente dos desenvolvimentos da pesquisa na área. Há uma necessidade urgente de novos orientadores da prática científica, emergentes na ética, sustentabilidade ambiental, interdisciplinaridade, mídia contemporânea, compreensão da complexidade, e respeito à subjetividade. Para fortalecer a mediação tecnológica na educação como prática científica, profissional e social, é necessário utilizar as ferramentas disponíveis, para promover e fomentar a ação sociopolítica para a melhoria da qualidade de vida em sociedade. O processo de participação na tarefa educativa por meio de recursos e modelos tecnológicos requer que os professores estejam cientes dos limites de suas ações e intervenções e de sua capacidade de construir novos conhecimentos, favorecendo a inovação pedagógica. O estudo é uma abordagem qualitativa, com base na revisão bibliográfica. A metodologia utilizada consiste na análise e síntese de conceitos e ideias apresentadas por diferentes pensadores e estudiosos, relacionando-os para explorar a evolução dos paradigmas científicos e seu impacto na educação e na mediação tecnológica. Sob a luz de Kuhn (1970), Cury e Moda (2022), Souza, et al. (2017), Córdula e Nascimento (2018) e Vieira (2020), serão buscadas análises, fundamentações e achados científicos sobre o tema, entre outros. Em resumo, a evolução do pensamento científico e a crise dos paradigmas estabelecidos mostram que a ciência é uma busca contínua pelo entendimento do mundo. A educação deve acompanhar essas mudanças, incorporando novas perspectivas e tecnologias para preparar os alunos para os desafios do século XXI.

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Published

2024-06-07

How to Cite

Adão, J. M., Mariano, H. de Q., Batista, L. M., & Andrade, D. de S. (2024). Abordagem paradigmática da tecnologia educacional na educação: análise e novas perspectivas. Caderno Pedagógico, 21(6), e4789 . https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-061

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Articles