Tecnologias assistivas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência intelectual: desafios e possibilidades

Authors

  • Kaellen Antunes Rabelo
  • Fabricio Pinto Rabelo

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-024

Keywords:

Tecnologias, AEE, Deficiência, Educação

Abstract

O objetivo deste artigo é investigar e compreender a implementação de Tecnologias Assistivas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com Deficiência Intelectual (DI), destacando os desafios enfrentados e explorando as possibilidades oferecidas por essas tecnologias. A pesquisa é justificada pela necessidade de compreender e aprimorar o papel das tecnologias assistivas na educação inclusiva, a mesma tem potencial de personalizar o ensino para estudantes com DI, tendo como desafios a sua implementação. A pesquisa visa fornecer uma visão abrangente e profunda do cenário atual, incorporando uma revisão sistemática da literatura, análise de casos de implementação e percepções provenientes de entrevistas com profissionais de educação especial. Os resultados indicam que existem barreiras significativas referentes a implementação eficaz das Tecnologias Assistivas nas escolas inclusivas. Fato que se justifica devido à falta de formação especializada dos profissionais da educação, recursos limitados e desafios na seleção e implementação das tecnologias. Acreditamos que os resultados da pesquisa possuem relevância no campo científico, pedagógico e social. No campo científico os resultados da pesquisa será um instrumento que colaborará para e construção de novos conhecimentos direcionados para a inclusão escolar dos estudantes com DI. No campo pedagógicos, os resultados da pesquisa poderão contribuir diretamente na área de ação pedagógica inclusiva, no desenvolvimento de diretrizes práticas que promovam uma implementação eficaz e inclusiva de tecnologias assistivas no contexto do AEE, propondo a melhoria do processo educacional para estudantes com DI. A relevância da pesquisa no campo social remete-se ao aperfeiçoamento da socialização e interação dos estudantes com DI na sociedade e estímulo do desenvolvimento das funções sociais adaptativas que colabore para uma educação com equidade e qualidade para todos os estudantes público alvo da Educação Especial.

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Published

2024-06-03

How to Cite

Rabelo, K. A., & Rabelo, F. P. (2024). Tecnologias assistivas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência intelectual: desafios e possibilidades. Caderno Pedagógico, 21(6), e4689. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-024

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