Casos de ensino na aula de didática e a formação de professores

Authors

  • Cláudia Starling
  • Carmem Lucia Eiterer
  • Anna Claudia Souza e Silva

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-016

Keywords:

Casos de Ensino, Didática, Pesquisa (Auto)biográfica, Formação de Professores

Abstract

O texto apresenta um recorte de uma investigação que tomou como campo empírico as experiências desenvolvidas na disciplina de Didática da Licenciatura, acompanhada no Estágio de docência realizado durante um semestre, totalizando 15 semanas, quatro horas semanais, compondo 60 horas, em uma universidade pública federal. A turma de estudantes conta com 34 alunos de diferentes cursos, de diversas áreas de conhecimento. A pesquisa adota a perspectiva metodológica da pesquisa (auto)biográfica e apoia-se no estudo de Casos de Ensino produzidos na disciplina. Para este artigo, discutimos a análise de quatro Casos de Ensino desenvolvidos em etapas distintas ao longo do semestre, em sala de aula: Primeira aula; Júri simulado; Que professor eu quero ser; e Sequência didática. Como resultado da análise, identifica-se a potencialidade dos Casos de Ensino para a formação de professores, possibilitando, aos graduandos: expor suas angústias e dilemas ligados ao ingresso na profissão; reconhecer a identidade pessoal como uma dimensão da docência; refletir sobre a importância do contato com a educação básica a partir deste novo lugar, o da docência; e, também, refletir acerca do desejo de ingressar na profissão, e atuar de modo a contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.

References

ANDRÉ, M. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. XV ENDIPE. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008. p. 487-499.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DOMINGUES, I. M. C. S.; SARMENTO, M. T. J.; MIZUKAMI, M. G. N. Os casos de ensino na formação-investigação de professores dos anos iniciais. In: Perspectivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras. I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, Braga-Portugal: UMINHO, 2012.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

Gatti, Bernadete. A atratividade da carreira docente no Brasil,.São Paulo: FCC/Fundação Vitor Civita, 2009

GATTI, B.; BARRETO, E. S.; ANDRÉ, M. E.; ALMEIDA, P. C. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.

GATTI, B. A. Tendências da pesquisa em Psicologia da Educação e suas contribuições para o ensino. In: TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de janeiro: DP&A, 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACIEL, R. Apagão docente: jovens se afastam da profissão. Revista Educação,291,2023. https://revistaeducacao.com.br/2023/02/06/apagao-docente-jovens-se-afastam-da-profissao/

MERSETH, K. K. Cases and case methods in teacher education. In: SIKULA, J. (ed.). Handbook of research on teacher education – a project of the Association of Teacher Educators. New York; Macmillan Library Reference, 1996. p. 722-744.

MERSETH, K. K. (org.). Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. São Paulo: Instituto Península; Moderna, 2018.

MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R.; MARTUCCI, E. M. LIMA, E. F.; TANCREDI, R. M. S. P.; MELLO, R. R. Escola e Aprendizagem da Docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

NONO, M. A. Caso de ensino e professores iniciantes. 2005. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Porto: Ed. Porto, 2009.

PASSEGGI, M. C. Pesquisa autobiográfica: questões de método e de escrita. Petrópolis: Vozes, 2011.

PASSEGI, M. C.; SOUZA, E.C. de; VICENTINI, P.P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.1, p. 369-386, abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017

PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto, 1995.

PIRES, N.; GAUTHIER, C. Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente. Revista Educação (UFSM), v. 45, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644447997

PRYJMA, M. F.; WINKELER, M. S. B. Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 23–34, 2014.

SANTOS, J. M. O.; ESTEVAM, R. A.; MARTINS, T. M. Pesquisa (auto)biográfica. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 1, jan./abr. 2018.

SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, RS, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411344

Published

2024-06-03

How to Cite

Starling, C., Eiterer, C. L., & Silva, A. C. S. e. (2024). Casos de ensino na aula de didática e a formação de professores. Caderno Pedagógico, 21(6), e4679. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-016

Issue

Section

Articles