Estudo de caso: manifestações patológicas de pavimento intertravado no município de Passos-MG

Authors

  • Santiago Rezende Daniel
  • Fernanda Medeiros Dutra Reis
  • Maria José Reis
  • Sidnei Borges Ramos
  • Reni Aparecido Norberto Pinto
  • Carlos Reis
  • Vânia de Oliveira Borges
  • Ithalo Bruno Vilela Bueno
  • Edson Martins
  • João Carlos Reis

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-002

Keywords:

Pavimentação, Inspeção preventiva, Engenharia Civil, Pavers

Abstract

Uma estratégia econômica e eficaz para prevenir o acúmulo excessivo de água na gestão da drenagem urbana envolve adotar os blocos de concreto intertravados (pavers) como alternativa.  No entanto, muitos locais sofrem com pavimentação inadequada, levando a custos adicionais, desconforto e danos ambientais. Através de um estudo de caso o presente trabalho teve como objetivo analisar, classificar as patologias encontradas e identificar o estado de deterioração de um pavimento flexível de uma rua do município de Passos – MG. O projeto foi composto por duas etapas distintas. A primeira consistiu na análise e identificação dos principais problemas estruturais do pavimento e suas causas e a segunda e última etapa envolveu a realização de testes para avaliar as dimensões mínimas e resistência à compressão dos blocos de concreto pré-moldados utilizados na pavimentação da referida rua e sobre suas propriedades, estando conectadas diretamente às cargas que são colocadas sobre o pavimento, conforme as diretrizes estabelecidas pela norma NBR 9781 (ABNT, 2013). Percebeu-se um elevado estado de deterioração da via analisada, ocasionado pelo desgaste natural ao longo do tempo, pelo tráfego diário de veículos e pela ausência de manutenções preventivas regulares. Os dados coletados nesta pesquisa fizeram com que fosse possível identificar as falhas que impactam o pavimento intertravado, juntamente com algumas possíveis soluções para preservar suas características essenciais.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9781: Peças de Concreto para Pavimentação – Especificação e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15953: Pavimento intertravado com peças de concreto – Execução. Rio de Janeiro, 2011.

BATEZINI, R. Estudo preliminar de concretos permeáveis como revestimento de pavimentos para áreas de veículos leves. 2013. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, 2013.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES (CNT). Relatório de Pesquisa Rodoviária. Rio de Janeiro, 2017.

SUZUKI, C. Y.; AZEVEDO, A. M.; KABBACH, F. I. Drenagem Subsuperficial de Pavimentos: Conceitos e Dimensionamento. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

TENNIS, P. D., LEMING, M. L., AKERS, D. J. Pervious concrete pavements. Portland Cement Association, Skokie, IL, 2004.

Published

2024-06-03

How to Cite

Daniel, S. R., Reis, F. M. D., Reis, M. J., Ramos, S. B., Pinto, R. A. N., Reis, C., Borges, V. de O., Bueno, I. B. V., Martins, E., & Reis, J. C. (2024). Estudo de caso: manifestações patológicas de pavimento intertravado no município de Passos-MG. Caderno Pedagógico, 21(6), e4665. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-002

Issue

Section

Articles