A importância do desenvolvimento de tecnologias de interface cérebro-computador (ICC) para alunos com necessidades especiais

Authors

  • Edi Moreira Martins de Araujo
  • Vitor Bremgartner da Frota
  • Anézio Raymundo Gomes de Oliveira Júnior
  • Jordana Portilho Neves
  • Kennedy Rufino Batista

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-218

Keywords:

Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Interface Cérebro-Computador, Eletroencefalografia, Necessidades Especiais, Adaptação Curricular

Abstract

A busca por práticas educacionais inclusivas tem sido uma prioridade global para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades individuais. Este artigo examina o uso do eletroencefalograma (EEG) como uma ferramenta inovadora na avaliação e compreensão das necessidades individuais dos alunos, promovendo uma educação inclusiva mais eficaz. O EEG registra a atividade elétrica do cérebro em tempo real, fornecendo insights sobre a atenção, memória, processamento de linguagem e estado emocional dos alunos. Esta revisão sistemática da literatura explora o potencial do EEG na personalização do ensino e desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes. Identifica-se a necessidade de superar desafios técnicos, logísticos e éticos para a eficácia das tecnologias de Interface Cérebro-Computador (ICC) na educação inclusiva, propondo diretrizes para sua implementação eficaz. Compreender e integrar o EEG na avaliação educacional pode impulsionar a criação de ambientes escolares mais inclusivos e capacitadores, promovendo o pleno potencial de cada aluno. 

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Published

2024-05-29

How to Cite

Araujo, E. M. M. de, Frota, V. B. da, Oliveira Júnior , A. R. G. de, Neves, J. P., & Batista, K. R. (2024). A importância do desenvolvimento de tecnologias de interface cérebro-computador (ICC) para alunos com necessidades especiais. Caderno Pedagógico, 21(5), e4581. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-218

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