As metodologias ativas como aliadas da inclusão e equidade na educação de surdos

Authors

  • Domingos Aparecido dos Reis
  • Manuel Bandeira dos Santos Neto
  • Mário Luiz Amorim da Silva
  • Marcilene Muniz Monteiro
  • Gabriel Antonio Ogaya Joerke
  • Miriam de Andrade Brandão
  • Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino Carneiro
  • Ivani Monsueth Alves Oliveira
  • Janete de Souza Bezerra
  • Luciano Gomes Soares
  • Alcione Santos de Souza
  • Paulo Roberto Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-184

Keywords:

Aprendizagem Colaborativa, Autonomia do Estudante, Libras, Desenvolvimento Profissional, Educação Inclusiva

Abstract

O propósito deste artigo é analisar criticamente a literatura existente sobre o papel das metodologias ativas na promoção da inclusão e equidade para os alunos surdos. Realizou-se um ensaio teórico e bibliográfico abrangente, utilizando diferentes descritores relacionados à educação de surdos e metodologias ativas. Os resultados desta pesquisa destacam os desafios enfrentados na integração de alunos surdos em escolas regulares, desde questões linguísticas até a necessidade de estratégias colaborativas para uma educação inclusiva e eficaz. Além disso, evidencia-se a importância do uso de metodologias ativas e da formação dos educadores, incluindo o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta pesquisa evidencia a importância das metodologias ativas na promoção da inclusão e equidade para os alunos surdos, ressaltando a necessidade de um desenvolvimento profissional contínuo dos educadores para garantir um ambiente educacional acessível e enriquecedor.

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Published

2024-05-23

How to Cite

Reis, D. A. dos, Santos Neto, M. B. dos, Silva, M. L. A. da, Monteiro, M. M., Joerke, G. A. O., Brandão, M. de A., Carneiro, A. J. de O. L. L., Oliveira, I. M. A., Bezerra, J. de S., Soares, L. G., Souza, A. S. de, & Barbosa, P. R. (2024). As metodologias ativas como aliadas da inclusão e equidade na educação de surdos. Caderno Pedagógico, 21(5), e4476. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-184

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Articles