A educação intergeracional entre jovens e pessoas idosas da Universidade da Maturidade na viagem ao Santuário de Aparecida

Authors

  • Nubia Pereira Brito Oliveira
  • Neila Barbosa Osório
  • Eduardo Aoki Ribeiro Sera
  • Marlon Santos de Oliveira Brito
  • Amanda Pereira Costa
  • Leonardo Sampaio Baleeiro Santana
  • Glauce Gonçalves da Silva Gomes
  • Luciana Pegoraro Penteado Gândara
  • Elizângela Fernandes Pereira Evangelista
  • Jussara Martins de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-182

Keywords:

Educação Intergeracional, Gerontologia, Educação ao Longo da Vida, Práticas Educativas

Abstract

Com o aumento da longevidade as pessoas idosas querem, também, viver os direitos previstos na legislação que envolvem a qualidade de vida que as viagens interestaduais promovem. Na Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), com sede em Palmas, capital do Estado do Tocantins, eles voltaram às rotinas presenciais de troca de saberes intergeracionais, depois do sucesso na vacinação contra o novo coronavírus e a diminuição nos riscos de contágios e sequelas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compartilhar os resultados de uma investigação fenomenológica de uma das ações deste retorno, que envolve o questionamento de como acontece a troca de saberes entre jovens, adultos e pessoas idosas, durante uma viagem até Aparecida - SP. Os métodos envolvem uma pesquisa qualitativa, participante, com coleta de dados, estudo documental, entrevistas semiestruturadas, registro fotográfico e gravações de depoimentos. Entre os resultados estão as percepções e reflexões bibliográficas sobre a Educação ao longo da vida, a Educação Intergeracional, a Gerontologia e o Envelhecimento Ativo.

References

APARECIDA, Projeto da Viagem ao Santuário de Aparecida 2022. Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins - UMA/UFT. 2022.

AQUINO, I. S. Como escrever artigos científicos. Saraiva Educação SA, 2017.

ASHTON, M. S. G. et al. A relação do turismo e da qualidade de vida no processo de envelhecimento. Revista Hospitalidade, n. 2, p. 547-566, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOTH, A. Educação Gerontológica: posições e proposições. Erechim: Ed. São Cristóvão, 2001.

BRASIL. Estatuto do Idoso. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm Brasília: 2003.

COSTA, J. F. Sobre Psicanálise e Religião. A-Deus Editora Vozes, 1988.

DIÁRIO DE BORDO, Relatório e compêndio com anotações dos participantes da viagem de Aparecida em Abril de 2022. Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins - UMA/UFT. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 55ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. São Paulo: Idéias & Letras, 2006.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf Acesso em 12 de jan. de 2022.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, C. T. A. et al. Religiosidade E Envelhecimento: Um Retrato Dos Alunos Da Universidade Da Maturidade. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 11, p. 69-75, 2019.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.

OMS, Organização Mundial da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. Representação da OPAS e da OMS no Brasil: 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19 Acesso em 24 mar. 2022.

OSÓRIO, N. B. ; SILVA NETO, L. S. Universidade da Maturidade. Nossa História. Universidade Federal do Tocantins. UFT/2021. Disponível em: http://sites.uft.edu.br/uma/nossa-historia/ Acesso em: 20 de jan. 2022.

PACTO, Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI). Ministério de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Brasília - DF. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pessoa-idosa/PACTO_ENVELHECIMENTO_.pdf Acesso em: 14 abr. 2022.

PPP-UMA/UFT, Projeto Político Pedagógico da UMA/UFT. Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins - UMA/UFT. 2021. Disponível em: http://sites.uft.edu.br/uma/ Acesso em: 14 de jan. 2022.

RODRIGUES, M. Atividades Intergeracionais: O Impacto das atividades intergeracionais no desempenho cognitivo dos idosos. Gerontologia Social Aplicada, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Sociais, Braga: 2012.

SANTUÁRIO, Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. História do Santuário Nacional. A12: 2022. Disponível em: https://www.a12.com/santuario/santuario-nacional-de-nossa-senhora-aparecida Acesso em: 8 abr. 2022.

TRANSFORMA, Fundação Banco do Brasil. Tecnologias Sociais Reconhecidas. Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins. FBB: 2013. Disponível em: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/universidade-para-adultos-e-velhos Acesso em: 11 mar. 2022.

VILLAS-BOAS, S. et al. A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida - Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em Educação, v. 2, n. 5, 2016.

Published

2024-05-23

How to Cite

Oliveira, N. P. B., Osório, N. B., Sera, E. A. R., Brito, M. S. de O., Costa, A. P., Santana, L. S. B., Gomes, G. G. da S., Gândara, L. P. P., Evangelista, E. F. P., & Amorim, J. M. de. (2024). A educação intergeracional entre jovens e pessoas idosas da Universidade da Maturidade na viagem ao Santuário de Aparecida. Caderno Pedagógico, 21(5), e4473. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-182

Issue

Section

Articles