Design Thinking e metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de caso com graduandos em nanotecnologia

Authors

  • Lizandra Viana Maurat da Rocha
  • Filipe Oliveira Vieira
  • Lennon Luiz Corrêa de Brito
  • Vitória Peres Thorley
  • Kássia Alves Romano
  • Liz Spina
  • Maria Clara Silva Pessôa

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-177

Keywords:

Nanotecnologia, Ensino, Design Thinking, Metodologias Ativas, Nanocompósitos

Abstract

Este estudo de caso examina os resultados derivados da aplicação do design thinking e de metodologias ativas no ensino de Nanotecnologia para alunos de bacharelado, ao longo de um semestre letivo. Os objetivos primordiais foram envolver os alunos na resolução de problemas reais, estimular sua criatividade e aprimorar suas habilidades na busca, seleção, integração e redação de dados, com ênfase na preparação e compreensão holística dos conceitos relacionados ao desenvolvimento, caracterização e estudo transversal de nanopartículas e nanocompósitos poliméricos sustentáveis. Para atingir tais objetivos, empregou-se uma variedade de métodos, incluindo a autoavaliação, questionários para diagnóstico inicial, revisão e avaliação formativa, além de prototipação. Os nanomateriais fabricados pelos alunos em laboratório foram cuidadosamente estudados, com os resultados experimentais sendo analisados e discutidos de maneira contínua e dinâmica, o que propiciou um maior engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados. Este estudo ressalta a importância da busca por abordagens educacionais centradas no estudante, tornando-o protagonista do processo de uma aprendizagem mais significativa, em que as novas ideias se entrelaçam com o entendimento prévio do estudante e podem assim ser consolidadas de forma mais plena. Além disso, destaca-se a relevância do desenvolvimento dos aspectos psicopedagógicos específicos desta área de ensino, com o intuito de formar pesquisadores e cientistas competentes e conscientes de seu papel na sociedade, bem como profissionais da ciência e tecnologia. Em síntese, este estudo evidencia que a integração do design thinking e de metodologias ativas no ensino de Nanotecnologia não apenas estimula um maior engajamento dos alunos, mas também fomenta uma compreensão mais profunda e abrangente dos conceitos, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e conscientes de suas capacidades e responsabilidade social e científica.

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Published

2024-05-22

How to Cite

Rocha, L. V. M. da, Vieira, F. O., Brito, L. L. C. de, Thorley, V. P., Romano, K. A., Spina, L., & Pessôa, M. C. S. (2024). Design Thinking e metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de caso com graduandos em nanotecnologia. Caderno Pedagógico, 21(5), e4440. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-177

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