Corpo, imagem e memória de repetição no autismo

Authors

  • Cleuber Cristiano de Sousa
  • Joana de Vilhena Novaes

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-175

Keywords:

Psicanálise, Autismo, Imagem, Memória de Repetição, Corpo

Abstract

As exigências da vida não vêm do que queremos do mundo exterior, ou das nossas aspirações materiais. O Exterior nos deprime, mas não nos causa melancolia. O que nos exige pulsão vem de dentro, do corpo próprio vivido. Para Jerusalinsky (2012), a busca repetida pela transferência no autismo constitui fragmentos designados como objetos parciais. Ainda relativiza a totalização imaginarizada, sendo o que prescinde a ser somente aquele agente que mora do outro lado do espelho (agente materno). Apresentar o corpo como memória de repetição no Autismo e as consequências de colocar este corpo em relação com o mundo interno e externo, com os espaços, os outros e a si próprio. Utilizaremos como dispositivos teórico-analíticos o movimento e a relação na análise de outras materialidades (não linguísticas). As vivências experienciais da infância e as relações entre mãe e bebê são primordiais para a constituição subjetiva e a produção de sentidos na formação do psiquismo. O estudo de caso da mãe A.S. e sua relação com o pequeno R.A. demonstrou que a criança com autismo se constitui nas identificações primária e secundárias regressiva e parcial, com uma singularidade própria constituídas na repetição. Este trabalho se debruçou nas considerações lançadas dos estudos de Merleau-Ponty (2011) sobre o corpo que habita o mundo e faz dele um mundo vivido. As premissas sobre a vida afetiva, formação do psiquismo e inconsciente são advindas dos estudos de Sigmund Freud e dos psicanalistas sucessores que afirmaram ou refutaram seus escritos, contribuindo para que a psicanálise se tornasse uma teoria em processo. O estudo de caso apresentado neste trabalho é sobre o R.A., de quatro anos e sua mãe, a sua história pessoal e a constituição de um corpo subjetivo na memória de repetição.

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Published

2024-05-22

How to Cite

Sousa, C. C. de, & Novaes, J. de V. (2024). Corpo, imagem e memória de repetição no autismo. Caderno Pedagógico, 21(5), e4438. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-175

Issue

Section

Articles