A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente educacional: amparo ao ensino de matemática e formação docente

Authors

  • Manoel Messias Pereira Araujo
  • Alex Paubel Junger

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-168

Keywords:

Aprendizagem Digital, Ensino de Matemática, Formação Continuada Docente., Tecnologias

Abstract

Este trabalho surge como resultado de uma investigação na linha de Ambientes Colaborativos para Ensino e Formação de Professores, realizada no contexto do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. A pesquisa aborda temas relacionados à formação de professores e ao uso de tecnologias na educação, com foco especial na área da educação matemática. O ambiente educacional, em particular a sala de aula em que a prática docente efetivamente acontece, delineando uma série de aprendizagem, tem sido modificado constantemente através da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Ao nos referirmos ao ensino de matemática, as aulas de matemática têm sido contempladas de maneira significativa com a presença das tecnologias, permitindo análises e demonstrações por de softwares, os quais têm possibilitado um ganho de conhecimento ímpar aos estudantes. E em meio a esse cenário, é ressaltada a necessidade da formação continuada docente do professor de matemática, tendo em vista a importância e significância de as práticas docentes estarem alinhadas com as novas demandas de uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo digital e tecnológico. Essa formação continuada docente se torna vital para capacitar os educadores a integrar de forma eficaz as tecnologias digitais no ensino de matemática, promovendo assim uma educação mais dinâmica e relevante para os alunos neste contexto tecnológico em constante evolução.

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Published

2024-05-22

How to Cite

Araujo, M. M. P., & Junger, A. P. (2024). A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente educacional: amparo ao ensino de matemática e formação docente. Caderno Pedagógico, 21(5), e4432. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-168

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Articles