Dispositivo de auxílio ao diagnóstico veicular – ECU TESTER

Authors

  • Thiago Duó Barbosa
  • Cezar Augusto Cogo
  • Felipe Marques Santos
  • Vitor Marques Coelho
  • Carlos Rick Nascimento
  • Alexandre Iartelli
  • Rodrigo Teixeira Bento

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-161

Keywords:

ECU Tester, Circuitos Eletrônicos, Automotivo, Reparos, Diagnósticos, Módulos ECU

Abstract

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um ECU Tester projetado para aprimorar o diagnóstico de falhas em Unidades de Controle Eletrônico (ECUs) de veículos automotivos. O artigo propõe uma ferramenta que auxilia oficinas na montagem de uma bancada de teste de ECUs, utilizando circuitos eletrônicos, resistores, capacitores, dimmers, LEDs, displays, conectores, entre outros componentes. A implementação desse dispositivo de baixo custo através de impressão 3D permite que as oficinas realizem reparos com maior precisão, melhorando assim o diagnóstico de falhas, poupando tempo, identificando componentes defeituosos para substituição dos mesmos. Um circuito eletrônico desenvolvido em conjunto com um pacote de Hardware. Tal dispositivo compreende um conjunto de circuitos eletrônicos integrados a um Keypad, que possibilita a comunicação através de um conector OBD II com a ECU. Através da inclusão de resistores e capacitores específicos, diferentes e possíveis ações irregulares de ECU podem ser simuladas, o que facilita a identificação do problema. Também inclui dimmers, de LEDs e displays, para a visualização instantânea de indicações importantes, como tensões e correntes de funcionamento. A fácil montagem e operação do ECU Tester tornam-no numa ferramenta viável para oficinas pequenas e médias, que muitas vezes não têm recursos para equipamentos de diagnóstico mais sofisticados. Espera-se que a implementação deste dispositivo reduza o tempo necessário para o diagnóstico de falhas, tornando as oficinas mais rentáveis e melhorando a qualidade do serviço ao mesmo tempo. Em resumo, o ECU Tester desenvolvido neste trabalho representa uma contribuição significativa para o campo de diagnóstico automotivo, fornecendo uma solução prática, acessível e eficaz para o teste de ECUs. Sua implementação pode resultar em benefícios significativos para as oficinas, melhorando sua capacidade de diagnosticar e reparar falhas em veículos automotivos de forma eficiente e econômica.

References

BAUERMEISTER, Giovanni, 2018. Primeiros passos com Arduino. Disponível em: <https://www.makerhero.com/blog/primeiros-passos-com-arduino/>. Acesso em: 29 fev. 2024.

CHAVIER, Luís Fernando, 2024. Programação para Arduino - Primeiros Passos. <https://professor.luzerna.ifc.edu.br/marcelo-cendron/wp-content/uploads/sites/40/2017/03/Programa%C3%A7%C3%A3o-para-Arduino-Primeiros-Passos-Conceitos-iniciais-de-programa%C3%A7%C3%A3o-para-Arduino-Projeto-de-eletr%C3%B4nica-modular-com-Arduino-Circuitar.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2024.

IIAM, 2023. Cómo Construir un Probador de ECU Automotriz Casero: Guía Paso a Paso Disponível em: <https://iiammx.com/tutoriales/como-hacer-un-probador-de-ecu-automotriz-casero/> Acesso em 17 Mar. 2024.

SOLIDWORKS, 2010. Guia do Aluno de Aprendizado do Software SolidWorks® disponível em: <https://www.solidworks.com/sw/docs/Student_WB_2011_PTB.pdf>. Acesso em 29 fev. 2024.

SYGUT, Piotr. Ecu Tester Disponível em: <https://ecutester.com/> Acesso em: 15 fev. 2024.

VOLPATO, Neri. Prototipagem rápida tecnologias e aplicações. São Paulo: Editora Edgard Blücher LTDA, 2006. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=1oO6DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=Prototipagem+R%C3%A1pida:+Tecnologias+e+Aplica%C3%A7%C3%B5es&ots=3UgIIJMgzQ&sig=SxZatxskzmCMJaSJmWAucvXxUQ8#v=onepage&q=Prototipagem%20R%C3%A1pida%3A%20Tecnologias%20e%20Aplica%C3%A7%C3%B5es&f=false>. Acesso em: 29 fev. 2024.

Published

2024-05-21

How to Cite

Barbosa, T. D., Cogo, C. A., Santos, F. M., Coelho, V. M., Nascimento, C. R., Iartelli, A., & Bento, R. T. (2024). Dispositivo de auxílio ao diagnóstico veicular – ECU TESTER. Caderno Pedagógico, 21(5), e4403. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-161

Issue

Section

Articles