Experiências de vida e práticas musicais para uma formação cidadã

Authors

  • Cláudio Henrique Pereira de Araújo
  • Evandro Hallyson Dantas Pereira
  • Bruna Larine Dantas de Medeiros
  • Paulo Renato Ribeiro de Oliveira
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-153

Keywords:

(Auto) biografia, Formação Cidadã, Educação Musical, Cultura, Consumo

Abstract

O presente artigo tem como premissa inicial o pensamento trazido à baila pelo pesquisador Nestor Garcia Canclini (1995) no livro Consumidores e cidadãos. A experiência vivenciada na qualidade de mestrandos, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - POSEDUC/UERN instigou a percepção destes autores quanto às relações existentes entre consumo, cidadania e cultura, objetos convergentes entre os trabalhos por nós desenvolvidos e a literatura citada alhures. Em uma perspectiva onde a cidadania se aprimora também pela possibilidade de exercício cultural dos costumes capazes de gerar no povo pertencimento, abordamos o trabalho do ensino coletivo dentro da Orquestra Sanfônica de Mossoró, tracejando dinâmicas que há mais de 20 anos influenciam a cena artística da música mossoroense, influenciando os cancioneiros locais ligados ao forró, aspecto musical identitário do povo nordestino. Abordaremos também no contexto da (auto)formação, em outra situação de ensino musical, as experiências de vida dos participantes da Orquestra de violões do Programa de Extensão UERN Ação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com vistas a compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas da maestrina e alunos que integram o grupo como as experiências vivenciadas contribuem para sua (auto)formação e seu desenvolvimento pessoal e profissional e, consequentemente estabelecem relação com o conceito de cidadania cultural de Néstor Garcia Canclini. De abordagem qualitativa e de pesquisa bibliográfica, o estudo discorre sobre os aspectos que imprimem a compreensão de dois contextos voltados para a prática do ensino de música e que convergem para a formação e (auto)formação de seus participantes, e suas relações culturais para a vida e o desenvolvimento de práticas cidadãs.

References

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knoop. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Batista. Editora Porto, 1991.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1995.

CRUVINEL, Flávia Maria. Educação musical e Transformação social: uma experiência com o ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criativida-de. Editora Vozes. Rio de Janeiro. 2016. 6ª reimpressão 2022.

NÓVOA, Antônio; FINGER, Matthias. Org. In; O método (auto)biográfico e a formação. 2a edição. Editora EDUFRN, 2014.

PENNA, Maura. Música(s) e seu Ensino. 2a edição. revista e ampliada. Porto Alegre. Editora Sulina, 2012.

SANTOS, Regina Márcia Simão (Org). Música, cultura e educação: os múlti-plos espaços de educação musical. Porto Alegre. Editora Sulina, 2012.

SOUZA, Jusamara (Org). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre. Editora Sulina, 2008.

Published

2024-05-20

How to Cite

Araújo , C. H. P. de, Pereira , E. H. D., Medeiros, B. L. D. de, Oliveira, P. R. R. de, & Aguiar, A. L. O. (2024). Experiências de vida e práticas musicais para uma formação cidadã. Caderno Pedagógico, 21(5), e4385. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-153

Issue

Section

Articles