Plataforma digital na rotina escolar: um recurso para potencializar a aprendizagem dos alunos do ensino médio

Authors

  • Maximiliano Oliveira da Silva
  • Sandra Cadore Peixoto
  • Ana Marli Bulegon

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-152

Keywords:

Tecnologias Digitais, Ensino Híbrido, Plataforma Digital Geek One, Rotina Escolar do Ensino Médio

Abstract

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são ferramentas que vem crescendo cada vez mais em diversas áreas, em especial no ensino. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo verificar as contribuições da Plataforma Digital Geek One na rotina escolar como recurso didático para potencializar a aprendizagem de diversos conteúdos junto aos alunos do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados fez-se uso de um formulário on-line. Esse continha 7 questões de múltipla escolha e foi aplicado com 58 alunos na faixa etária de 14 a 17 anos, em 5 turmas de uma escola do Ensino Médio, da rede privada no município de Santiago - RS. Tal formulário foi enviado aos alunos via grupo de WhatsApp das turmas da escola. Os resultados apontam que as diversas ferramentas digitais, disponíveis na Plataforma Digital Geek One, contribuíram para o desenvolvimento de uma prática inclusiva e na interação entre professores e alunos, potencializando a aprendizagem dos conceitos estudados e o desenvolvimento da Cultura Digital entre os participantes. Além disso, a Plataforma Geek One, apesar de ter um layout pré-estabelecido, permite aos professores ter autonomia na inserção de materiais próprios (sejam textos ou atividades), criação de instrumentos avaliativos (trabalhos, testes, etc.) e organização das atividades de acordo com o seu contexto e objetivos de aprendizagem. Outra vantagem apresentada pela Plataforma Geek One, é que tanto o aluno, quanto o professor tem acesso ao material de forma off-line, seja no próprio dispositivo eletrônico ou através de documentos na forma de Portable Document Format (PDF). As limitações desse estudo residem na falta de conhecimento dos professores às ferramentas, presentes nas Plataformas digitais, e seu uso pedagógico; a falta de acessibilidade gratuita dos estudantes e professores.

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Published

2024-05-20

How to Cite

Silva, M. O. da, Peixoto, S. C., & Bulegon, A. M. (2024). Plataforma digital na rotina escolar: um recurso para potencializar a aprendizagem dos alunos do ensino médio. Caderno Pedagógico, 21(5), e4384. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-152

Issue

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Articles