A filosofia da educação no Emílio de Rousseau

Authors

  • Ednan Galvão Santos
  • Karine Chaves Pereira Galvão

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-113

Keywords:

Filosofia, Ensino, Pedagogia, Democracia, Contratualismo

Abstract

O presente artigo tem como tema a filosofia da educação de Rousseau e se propõe a examinar o seguinte problema: qual é a concepção de educação adotada na obra Emílio? A pesquisa possui cunho teórico e toma por base as obras da autoria do filósofo genebrino bem como obras de intérpretes de seu pensamento. O objetivo da pesquisa consiste em colocar em pauta a concepção de educação de um teórico fundamental para o desenvolvimento do pensamento filosófico e pedagógico no mundo ocidental. De acordo com Rousseau, nascemos capazes de aprender, mas sem nada saber e nada conhecendo. Opõe-se, portanto, ao inatismo defendido pelos racionalistas. Partindo-se dessa premissa, é possível compreender a importância da educação nesse processo. Cabe à educação, por meio de suas diferentes manifestações, o papel de moldar o sujeito. É cediço o caráter interdisciplinar da doutrina de Rousseau. Por conseguinte, o presente artigo igualmente se reveste de interdisciplinaridade, de modo que o objeto ora investigado dialoga diretamente com temas de Filosofia Política, Pedagogia e Educação, pese embora a importância para outros campos do saber, como o Direito Constitucional, a Ciência Política e a Teoria Geral do Estado. Com efeito, os conceitos centrais do pensamento rousseauniano geram repercussões em todas as áreas epistemológicas referidas. Justifica-se a escolha do tema por se tratar de um dos mais importantes nomes da Filosofia da Educação. Colocar em pauta o ponto de vista de um verdadeiro clássico do pensamento filosófico é sempre proveitoso para estimular o debate entre os estudiosos.

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Published

2024-05-15

How to Cite

Santos, E. G., & Galvão, K. C. P. (2024). A filosofia da educação no Emílio de Rousseau. Caderno Pedagógico, 21(5), e4296. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-113

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