A eficácia de programas de treinamento de professores online

Authors

  • João Lopes
  • Daniela de Souza Capello
  • Joseane Maria Fianco Amorim
  • Luciene da Costa
  • Neide Rafael Alves Braga
  • Sandra Benites dos Santos
  • Taciane do Rosario dos Santos
  • Wélida Verdam de Souza Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-112

Keywords:

Educação a Distância, Treinamento de Professores, Pedagogias Inovadoras, Desenvolvimento Profissional, Tecnologias Educacionais

Abstract

O presente estudo investiga a eficácia de programas de treinamento de professores realizados online, destacando a utilização de pedagogias inovadoras no contexto da educação a distância. O objetivo principal é avaliar como essas abordagens pedagógicas melhoram a prática docente e promovem o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores. A metodologia empregada baseia-se em uma revisão bibliográfica de estudos de caso selecionados que exemplificam a aplicação e os resultados positivos dessas pedagogias na formação docente online. Os resultados do estudo indicam que os cursos de formação online, apoiados pelo uso de dispositivos móveis e plataformas digitais, oferecem flexibilidade significativa e acesso a recursos pedagógicos inovadores. Essas tecnologias promovem práticas de ensino interativas e colaborativas, fundamentais para a eficácia do treinamento e o engajamento dos alunos. A análise também ressalta a importância do suporte contínuo e de recursos adaptativos para maximizar os benefícios das tecnologias educacionais em ambientes virtuais. As considerações finais apontam que, apesar dos progressos notáveis, são necessárias pesquisas para determinar o impacto a longo prazo desses programas na prática docente e nos resultados de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que programas de treinamento de professores online equipados com pedagogias inovadoras são essenciais para capacitar os educadores a enfrentar os desafios do ensino moderno de maneira eficaz.

References

CANDIANI, T.; LEME, J. C. S.; PAIXÃO, G. A.; BENINI, F. A. V. Scratch como introdução à programação na formação docente: relato de experiência em EAD. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 9, n. 17, p. 105-122, 2022. DOI: 10.21166/rext.v9i17.2164. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2164. DOI: https://doi.org/10.21166/rext.v9i17.2164

GARCIA SANCHEZ, O. V.; ZALDIVAR COLADO, A.; PENA GARCIA, G. M. Treinamento de professores em habilidades de TIC. RIDE. Revista Iberoamericana de Investigación y Desarrollo Educativo, v. 13, n. 25, e066, 2022. Epub 12 jun. 2023. ISSN 2007-7467. DOI: 10.23913/ride.v13i25.1370. Disponível em: https://doi.org/10.23913/ride.v13i25.1370. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v13i25.1370

SANTOS, V. S.; BEHRENS, M. A.; TORRES, P. L.; MATOS, E. L. M. Formação de professores numa visão complexa com o auxílio de metodologias e dispositivos em interfaces online. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 31, p. 521-540, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2010000300004&script=sci_abstract. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2398

SCAPIN, R. H. Proposta, desenvolvimento e teste de um ambiente para criação e gerenciamento de cursos para treinamento de professores na World-Wide Web. 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-06062007-183824/; http://repositorio.ifsc.usp.br/handle/RIIFSC/7421.

SERRAVALLE DE SÁ, D. Plataforma Blackboard: treinamento dos professores para a eficácia na EaD. Texto Digital, v. 6, n. 1, p. 124, 2010. DOI: 10.5007/1807-9288.2010v6n1p124. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p124. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2010v6n1p124

Published

2024-05-15

How to Cite

Lopes, J., Capello, D. de S., Amorim, J. M. F., Costa, L. da, Braga, N. R. A., Santos, S. B. dos, Santos, T. do R. dos, & Fernandes, W. V. de S. (2024). A eficácia de programas de treinamento de professores online. Caderno Pedagógico, 21(5), e4295. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-112

Issue

Section

Articles