Aplicação e desenvolvimento do Projeto Spyck para o Ânima Hub

Authors

  • Ana Paula Tavares Soffo
  • Anderson Figueredo Costa
  • Bianca da Silva Oliveira
  • Bianca de Moura Thomazine
  • Gilson Gervásio Junior
  • Graziela Viviane Pereira
  • Isabela Gomes Guimarães
  • Janaína Fleck Uberti Durand
  • Kevin Braw Oliveira Almeida
  • Kevin Braw Oliveira Almeida
  • Marjorie Low
  • Pedro Gabriel Nunes Magalhães Barbosa
  • Sulamita da Silva Barros
  • Vivian de Alcântara Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-089

Keywords:

Próteses, Engenharia Animal, Medicina Veterinária, Impressão 3D, Reabilitação

Abstract

O Projeto Spyck surge como uma iniciativa inovadora e humanitária, buscando preencher uma lacuna crucial na área da medicina veterinária: a acessibilidade a dispositivos ortopédicos para animais com mobilidade comprometida, o Projeto se propõe a oferecer soluções acessíveis e personalizadas. Ao se inspirar nas conquistas da engenharia aplicada à medicina humana, a equipe do Projeto Spyck reúne estudantes das áreas de engenharia, biomedicina e medicina veterinária, unindo conhecimentos para criar próteses, órteses e andadores adaptados às necessidades individuais de cada animal. O foco principal está em casos de doenças degenerativas, lesões traumáticas ou congênitas que resultam em perda parcial ou total da mobilidade. A metodologia do projeto inclui a análise detalhada das condições clínicas de cada paciente animal, bem como a avaliação de suas dimensões físicas e características individuais. Com base nessas informações, são desenvolvidos protótipos personalizados, utilizando softwares de modelagem 3D e impressoras adaptadas para a fabricação de dispositivos sob medida. Um dos diferenciais do Projeto Spyck é o compromisso com a sustentabilidade, buscando utilizar materiais reciclados sempre que possível, o que não apenas reduz custos, mas também contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, a equipe está em constante busca por inovações tecnológicas que possam aprimorar ainda mais os dispositivos desenvolvidos. Um caso prático exemplifica a aplicação do projeto: o cão Bob, que enfrenta paralisia nas patas traseiras após um tratamento de câncer, será o beneficiário de um protótipo inicial de andador adaptado. Essa abordagem baseada em casos reais permite que a equipe refine e aperfeiçoe continuamente suas soluções, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida dos animais atendidos. Em suma, o Projeto Spyck representa um esforço colaborativo e multidisciplinar para tornar acessíveis dispositivos ortopédicos que possam melhorar significativamente a qualidade de vida dos animais com mobilidade comprometida. Por meio de uma abordagem centrada no paciente e na inovação sustentável, o Projeto busca promover o bem-estar animal e oferecer esperança e ajuda a tutores que enfrentam desafios emocionais e financeiros ao cuidar de seus companheiros.

References

CARDOSO, Lucas, IMPORTÂNCIA DO USO DE CADEIRA DE RODAS NA QUALIDADE DE VIDA DOS CÃES DEFICIENTES MOTORES, Researchgate. 2021. Rondônia. https://www.researchgate.net/profile/Lucas-Cardoso-30/publication/355823090_Importancia_do_uso_de_cadeiras_de_rodas_na_qualidade_de_vida_dos_caes_deficientes_motores/links/620a6e807b05f82592eaf022/Importancia-do-uso-de-cadeiras-de-rodas-na-qualidade-de-vida-dos-caes-deficientes-motores.pdf.

FERNÁNDEZ, Toni, QUAIS SÃO AS ÓRTESES PARA CÃES E COMO ELAS FUNCIONAM?, Ortocanis.com, 2018. Disponível em: https://www.ortocanis.com/pt/content/ayudas-ortopedicas-para-caes-con-artrosis. Acesso em 18, outubro de 2023.

Impressão 3D: por que o mercado da saúde tem dificuldades para aceitar? Fix it, 2020. Disponível em: <https://usefixit.com.br/impressao-3d/mercado-da-saude-e-impressao-3d/>. Acesso em: 06 de abril de 2024.

LAGE, Maria, BARBOSA,Estevam, ISABEL, Maria. BIOMECÂNICA NA CONFECÇÃO DE PRÓTESES. Reserchgate.net. 2018. São Paulo. https://www.researchgate.net/profile/Maira-Lage/publication/326436995_Aplicacao_de_conceitos_de_biomecanica_na_confeccao_de_proteses_para_caes/links/5c2a1a50299bf12be3a3a163/Aplicacao-de-conceitos-de-biomecanica-na-confeccao-de-proteses-para-caes.pdf.

MINISTERIO DA SAUDE, GUIA PARA PRESCRIÇÃO, CONCESSÃO, ADAPTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ÓRTESES, PRÓTESES E MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO. bvsms.saude.gov.br. Brasília. 2019. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_manutencao_orteses_proteses_auxiliares_locomocao.pdf. Acesso em 18, outubro de 2023.

PROTESE DE MEMBROS. Msdmanuals,2023. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/t%C3%B3picos-especiais/pr%C3%B3teses-de-membros. Acesso em 18, outubro de 2023.

RODRIGUES, Danillo, GOMES, Eurilâine, REIS,Roquicelmo. A ENGENHARIA APLICADA A SAÚDE. Slidesshare, 2015, Goiânia. https://pt.slideshare.net/danillorodrigues566/a-engenharia-aplicada-a-sade.

SCHRER, Anderson; GONÇALVES, Amanda; CLAUSON Bruna; XAVIER Felipe, THOMÉ, Isabela; AGOSTINHO, Keruã; CARDOSO, Lucas; ALINE, Nathalia. IMPORTÂNCIA DO USO DE CADEIRAS DE RODAS NA QUALIDADE DE VIDA DOS CÃES DEFICIENTES MOTORES. Pubvet, 2021. Disponível em: https://www.pubvet.com.br/uploads/24299557fc1cf1f3a34b8c6d3bc4ac1a.pdf. Acesso em 18, outubro de 2023.

Published

2024-05-13

How to Cite

Soffo , A. P. T., Costa, A. F., Oliveira, B. da S., Thomazine, B. de M., Gervásio Junior, G., Pereira, G. V., Guimarães , I. G., Durand, J. F. U., Almeida, K. B. O., Almeida, K. B. O., Low , M., Barbosa , P. G. N. M., Barros, S. da S., & Monteiro , V. de A. (2024). Aplicação e desenvolvimento do Projeto Spyck para o Ânima Hub. Caderno Pedagógico, 21(5), e4262. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-089

Issue

Section

Articles