Avançando na prestação de serviços públicos de saúde com Lean Healthcare e Fast Track: uma práxis educacional inovadora em UPA 24h

Authors

  • José Ricardo de Souza Ramos
  • Ilma Rodrigues de Souza Fausto
  • Marcela Cohen Martelotte
  • Robisom Damasceno Calado
  • Ruth Maria Mariani Braz
  • Fabiana Rodrigues Leta
  • Antonio Maurício Castanheira das Neves

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-173

Keywords:

Ensino/Aprendizagem, Lean Healthcare, Sistema de Saúde, UPA, Tempo de Permanência

Abstract

A gestão em educação e saúde deve pautar suas ações em informações confiáveis e que demonstrem a realidade. A falta de profissionais capacitados, treinamento, ensino/aprendizagem em gestão de práticas enxutas e o tempo de espera dos pacientes, são fatores negativos que impactam o atendimento e assistência à saúde, causando superlotação, evasão, agravamento dos casos e eventuais mortes, notadamente em Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h). O objetivo deste trabalho é demonstrar uma práxis educacional inovadora com os resultados das melhorias no atendimento aos pacientes após a implementação do Lean Healthcare e do Fast Track em 50 UPA, em 18 estados brasileiros (projeto denominado Lean na UPA). A estratégia é promover o bem-estar das pessoas necessitadas de assistência médica emergencial e salvar vidas. Conforme pesquisa exploratória quali quanti dos dados coletados, os resultados alcançados com a aplicação dos princípios do Lean Healthcare, computaram 1790 ações de melhores práticas, 119.938 horas de capacitação, 43 Objetos de Aprendizagens, redução de 30% no tempo de permanência dos pacientes e uma abrangência populacional estimada em 33.769.300 de pessoas, durante o período de 2022/2023. A formação continuada, métodos e ferramentas oriundos da aplicação da metodologia Lean demonstraram um redirecionamento das ações que mitigam o risco de agravamento dos casos ou mesmo de morte, particularmente a diminuição do tempo de permanência dos pacientes nas UPA 24h. Essa práxis é fundamental para o monitoramento, melhoria dos indicadores de desempenho e da qualidade dos serviços públicos de saúde e atenção básica, em conformidade com o objetivo de uma UPA.

References

AGÊNCIA NACIONAL DA SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS). Ministério da Saú-de. Tempo de Espera na Urgência e na Emergência. E-ACE-02. V1.01 [Internet] nov. 2012 Disponível em https://bityli.com/yOLdhpSL. Acesso em 17 de set. de 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), NBR 9050:2020. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Corrigida em: 25 jan. 2021; e NBR 16537:2018. Acessibilidade – Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. 2ª ed. rev. 28 de maio, 2018.

BIOEMFOCO. 13 Desafios urgentes da saúde para a próxima década [Inter-net]. S.l. 2020. Disponível em: http://bioemfoco.com.br/noticia/saude-desafios-decada/. Acesso em 17 de set. de 2023.

BITTENCOURT RJ, HORTALE VA. Intervenções para solucionar a Superlota-ção nos Serviços de Emergência Hospitalar: uma Revisão Sistemática.Cad. Saúde Pública. 2009; v.25, n.7, Ju, p.1439-1454. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000700002

BRASIL. Decreto Federal nº 5.296 de 02 de dezembro 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Presidên-cia da República. Subchefia para Assuntos Jurídicos 2004; 02 dez.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei brasileira da inclusão da pessoa com deficiência. Ministério dos Direitos e da Cidadania 2021; 20 abr.

BRASIL. Ministério da Saúde. Contas de saúde na perspectiva da contabilida-de internacional: conta SHA para o Brasil, 2015 a 2019 / Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. – Brasí-lia: IPEA, 2022. 90 p.: il., color.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gov.br. Assuntos > Saúde de A a Z > Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/u/upa-24h/publicacoes/programa-arquitetonico-minimo/view. Acesso em 17 de set. de 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gov.br. Atendimento > UPA 24horas [Internet]. 2020 Disponível em: https://www.saude.rj.gov.br/atendimento/upa-24-horas. Acesso em 17 de set. de 2023.

BRASIL. Portaria nº 10 de 3 de janeiro de 2017. Redefine as diretrizes de mo-delo assistencial e financiamento de UPA 24h de Pronto Atendimento como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União 2017; 3 jan.

CHAVES SMA. Fast Track nas UPA 24 h: Análise das Oportunidades e das Melhorias Contínuas com o uso do IRAMUTEC [tese]. Rio de Janeiro (RJ):o do PPBI-UFF. Universidade Federal Fluminense. PPBI-UFF; 2021.

FAUSTO, I. R. S. A Infobetização dos Profissionais da Educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: Uma Abordagem Formativa. [Dissertação de Mestrado] Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional – PPGEEProf. UNIR, 2021.

O’DWYER G, KONDER MT, RECIPUTTI LP, LOPES MGM, AGOSTINHO DF, ALVES GF. O processo de implantação das unidades de pronto atendimento no Brasil. Rev Saude Publica. 2017; 51:12. DOI: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051000072

O’DWYER, G. A gestão da atenção às urgências e o protagonismo federal. Cienc Saude Colet.15(5):2395-404. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000500014

SANTOS SLV, org, et al. Indicadores de Saúde, E-Book. Goiânia: Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás (Cegraf /UFG), 86 p.: iI. 2021.

SANTOS, SLV, org., et al. Indicadores de Saúde, E-Book. Goiânia: Centro Edi-torial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás (Cegraf /UFG). 2021; 86 p.: iI.

WOMACK JT, Jones DT, Roos D. The Machine That Changed the World: The Story of Lean Production. New York: Rawson Associates,1990.

Published

2024-05-22

How to Cite

Ramos, J. R. de S., Fausto, I. R. de S., Martelotte, M. C., Calado, R. D., Braz, R. M. M., Leta, F. R., & Neves, A. M. C. das. (2024). Avançando na prestação de serviços públicos de saúde com Lean Healthcare e Fast Track: uma práxis educacional inovadora em UPA 24h. Caderno Pedagógico, 21(5), e4224 . https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-173

Issue

Section

Articles