A extensão universitária no desenvolvimento regional sustentável: relato de experiência

Authors

  • Fabiana Rabelo de Siqueira
  • Patrícia Ribeiro Maia
  • Emília do Socorro Conceição de Lima Nunes
  • Lilian Katia da Silva Ximenes
  • Sandra Cristina de Ávila
  • Antônio Marlilson de Paula Machado
  • Jeane Oliveira Gama
  • Vanessa Araújo do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-064

Keywords:

Reciclagem, Coleta Seletiva, Reuso de Materiais, Saúde Única, Medicina Veterinária

Abstract

As problemáticas ambientais, bem como sociais, exigem medidas urgentes, cabendo à universidade a tríade ensino, pesquisa e extensão, no tocante à extensão a universidade deve atuar em conjunto com os demais atores da sociedade para a minimização de problemas que atingem a sociedade. A problemática ambiental gerada pelos resíduos é de difícil solução, mas não é impossível. Com o objetivo de divulgar ações de extensão universitária que corroboram para a saúde ambiental. Além de contribuir para o processo de ensino aprendizado de discentes do curso de medicina veterinária no tocante às ações de caráter conservacionistas. O presente estudo foi realizado entre abril de 2022 a junho de 2023 em escolas de ensino fundamental em Castanhal/PA, as atividades executadas fazem parte de um projeto de extensão com discentes e docentes do curso de medicina veterinária da UFPA. As ações realizadas nas cinco escolas participantes do projeto foram: palestras, peças teatrais, coleta de materiais recicláveis que foram repassadas a uma cooperativa de reciclagem. Além disso o projeto firmou parceria com uma indústria de estofados e colchões para a doação de retalhos que foi entregue a artesãs do município de Castanhal. A universidade pode atuar como agente mediador entre os demais atores da sociedade, levando propostas que contribuam para amenizar problemas ambientais e sociais enfrentados pela sociedade. Os recicláveis coletados retornam à indústria, contribuindo com a conservação dos recursos naturais. Os retalhos oriundos da indústria de estofados e colchões, podem ser transformados em lindos artefatos artesanais, sendo confeccionados nas casas das artesãs, possibilitam a essas trabalhar e desenvolver as tarefas do lar, além de gerar uma renda extra essa atividade é ecologicamente correta.

References

ARMAREGO, J. Beyond pbl: Preparing graduates for professional practice. In 20th Conference on Software Engineering Education Training (CSEET’07) (2007), pp. 175– 183.

BRASILEIRO, I.M.N.; OLIVEIRA, D.F.; MOURA, A.I.J.; OLIVEIRA FILHO, P.; CLARINDO, M.S. Criatividade e habilidade em aproveitar resíduos de madeira e retalhos de pano, uma proposta de sustentabilidade ecologicamente correta. II Simpósio de Engenharia de produção: As contribuições da engenharia de produção para a indústria de serviços, Sumé- PB, 2014.

CASTILHO, M. A.; ARENHARDT, M. M.; LE BOURLEGAT, C. A. Cultura e identidade: os desafios para o desenvolvimento local no assentamento Aroeira, Chapadão do Sul, MS. Interações, Campo Grande, MS, v. 10, n. 2, jul./dez. 2009.

CRUZ, L. A. M. A reciclagem dos resíduos sólidos urbanos: um estudo de caso. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. 2002.

FAJARDO, E; COLAGE, E. JOPPERT, G. Fios e Fibras: oficina de artesanato. Rio de Janeiro: SENAC, 2022.

SOUSA, R. A., VILARINHO N. M., SANTIAGO, M. R., LEMOS, J. F., DOS SANTOS, C.B., MEDEIROS, F. D. S., JÚNIOR, S. C. D. S., SANTOS, K. R. Utilização de peças teatrais como auxílio na prevenção de parasitoses. Revista Ciência em extensão, v. 11, n. 1, p. 139- 147, 2015.

Published

2024-05-10

How to Cite

Siqueira, F. R. de, Maia, P. R., Nunes, E. do S. C. de L., Ximenes, L. K. da S., Ávila, S. C. de, Machado, A. M. de P., Gama, J. O., & Nascimento, V. A. do. (2024). A extensão universitária no desenvolvimento regional sustentável: relato de experiência. Caderno Pedagógico, 21(5), e4218. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-064

Issue

Section

Articles