Desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com autismo através de programas educacionais

Authors

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Elainne Schulz de Almeida
  • Farid Soares da Silva
  • Guilherme Tognon de Mello
  • Maria da Conceição de Araújo
  • Simone Alves da Mata
  • Tatiane Delfino Lobo
  • Washington Luiz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-048

Keywords:

Autismo, Habilidades Sociais, Educação Especial, Tecnologia Educativa, Intervenção Familiar

Abstract

Este estudo explora a contribuição de programas educacionais no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com autismo, enfocando a análise e sistematização de programas que alcançaram sucesso neste âmbito. Adotando uma metodologia de revisão bibliográfica, foram consultadas bases de dados eletrônicas e bibliotecas digitais para a coleta de dados pertinentes. A pesquisa revelou que a combinação de métodos comportamentais específicos, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com tecnologias inovadoras como robótica e gamificação, e a inclusão ativa da família, resulta em abordagens eficazes. Tais estratégias não somente aumentam o engajamento das crianças, mas também fomentam um ambiente de aprendizado adaptativo e inclusivo. Além disso, os resultados indicam que essas práticas podem melhorar as interações sociais e a comunicação das crianças no espectro autista. No entanto, o estudo também aponta para a necessidade de mais investigações para explorar a eficácia de diferentes combinações de métodos e tecnologias. É essencial avaliar os efeitos a longo prazo dessas intervenções para garantir a sustentabilidade e a efetividade das práticas educacionais inclusivas. Com isso, o estudo contribui para a prática pedagógica e a formulação de políticas em educação inclusiva, propondo caminhos para aprimorar as abordagens educacionais para crianças com autismo, ressaltando a importância da inclusão familiar e do uso de recursos tecnológicos adaptativos.

References

ALVES SÁ, F. et al. TEAMAT: um jogo educacional no auxílio da aprendizagem de crianças com autismo baseado no método ABA. Revista de Sistemas e Computação-RSC, v. 7, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rsc/article/view/4955

NOGUEIRA, L. A.; MARTINS, A. L. P.; DE MORAIS GIGLIO, G. P. A robótica aplicada na educação de alunos autistas. Disponível em: https://shre.ink/8gt2

OLIVEIRA, L. A. Aproximações entre habilidades sociais e gamificação em crianças com espectro autista: um estudo de levantamento bibliográfico. 2019. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/3068/1/LARISSA-OLIVEIRA.pdf

RIBEIRO, L. B. Soluções assistivas baseadas em robótica para portadores do transtorno do espectro autista. II Semana do Cérebro do Museu da Universidade Federal do Pará. 2020. Disponível em: https://shre.ink/8gS4 DOI: https://doi.org/10.36599/itac-ed1.045

SILVA, T. S; LANDIM, M. F.; SOUZA, V. R. M. A utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com deficiência visual. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (REEC), 2014. Disponível em: https://www.seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4983/2335

SILVAR. R. O. et al. Autismo: Interfaces da TI quebrando paradigmas. Tecnologias em projeção, v. 9, n. 1, p. 01-08, 2018. Disponível em: https://revista.projecao.br/index.php/Projecao4/article/view/954

SOUZA, J. F. de et al. Programa de intervenção online em práticas parentais e habilidades sociais educativas para familiares de filhos com Transtorno do Espectro Autista. 2023. Disponível em: https://shre.ink/8gtf

Published

2024-05-08

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Almeida, E. S. de, Silva, F. S. da, Mello, G. T. de, Araújo, M. da C. de, Mata, S. A. da, Lobo, T. D., & Silva, W. L. da. (2024). Desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com autismo através de programas educacionais. Caderno Pedagógico, 21(5), e4184 . https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-048

Issue

Section

Articles