O uso de IA em ambientes de aprendizagem personalizados

Authors

  • Kellin Rangel Callegari Felippe
  • Deise Cordeiro de Souza
  • Hermócrates Gomes Melo Júnior
  • Jonathan Porto Galdino do Carmo
  • Marcos Antonio Soares de Andrade Filho
  • Renato Fernandes dos Santos
  • Rodrigo Rodrigues Pedra
  • Jocelino Antonio Demuner

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-035

Keywords:

Inteligência Artificial, Aprendizagem Personalizada, Educação, Tecnologia Educacional, Desafios Éticos

Abstract

Este estudo aborda o uso da Inteligência Artificial (IA) para desenvolver ambientes de aprendizagem personalizados, focando em sua capacidade de adaptar o ensino às necessidades individuais de cada aluno. O objetivo principal foi avaliar a eficácia da IA em personalizar a educação, visando uma resposta mais direcionada e eficiente aos diversos perfis estudantis. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual se analisou literatura especializada para compreender as diversas aplicações, benefícios e desafios da IA no âmbito educacional. Os resultados demonstraram que a IA tem um potencial significativo para personalizar o aprendizado, adaptando o conteúdo educacional conforme as características e necessidades de cada estudante, e proporcionando feedback imediato e adaptativo. Essa personalização permite um avanço mais alinhado com o ritmo e estilo de aprendizado de cada aluno, promovendo uma educação mais inclusiva e eficiente. No entanto, o estudo também revelou desafios substanciais, tais como a equidade no acesso às tecnologias de IA e questões éticas, especialmente no que tange à privacidade e ao tratamento dos dados dos alunos. Preocupações com a segurança dos dados e a necessidade de sistemas que garantam a privacidade foram identificadas como barreiras críticas à implementação efetiva da IA. As considerações finais apontam que, embora a IA apresente um potencial transformador para o ensino, sua implementação deve ser gerida. É imperativo que se maximize os benefícios enquanto se minimizam os riscos associados, garantindo que o uso de IA em ambientes educacionais seja justo e seguro. Portanto, pesquisas futuras são necessárias para explorar mais a fundo como a IA pode ser implementada em diferentes contextos educacionais, promovendo um ambiente de aprendizado mais adaptativo e responsivo.

References

ALVES, L. et. al. Inteligência artificial e educação: como a IA está mudando a maneira como aprendemos e ensinamos. Revista Amor Mundi, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 197–201, 2023. DOI: 10.46550/amormundi.v4i5.254. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/254. DOI: https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.254

ANDRIOLI, M. et al. O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus benefícios: uma revisão exploratória e bibliográfica. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023002, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2332. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2332 DOI: https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2332

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. Reflexões sobre as TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação e as Metodologias Ativas no processo de Ensino-aprendizagem. In: CAVALHEIRO, C. N. LIMA, L. K. A. (org). Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos, V. 2. Formiga (MG): Editora MultiAtual, 2022. p. 42-62. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717446

CRUZ, K. R. da. et al. IA na sala de aula: como a Inteligência Artificial está redefinindo os métodos de ensino. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 7, p. 19–25, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/128

JÚNIOR, J. F. C. et al. O futuro da aprendizagem com a inteligência artificial aplicada à educação 4.0. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, p. e00094-e00094, 2023. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/94/96

SILVEIRA; A. C. J; VIEIRA JUNIOR, N. A Inteligência Artificial na educação: utilizações e possibilidades. Revista Interritórios. Caruaru, v. 5, n. 8, 2019. DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241622

SOUZA, L. B. P. et al. Inteligência Artificial Na Educação: Rumo A Uma Aprendizagem Personalizada. Journal Of Humanities And Social Science, v. 28, n. 5, p. 19-25, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ricardo-Alberti/publication/371723987_Inteligencia_Artificial_Na_Educacao_Rumo_A_Uma_Aprendizagem_Personalizada_I_Introducao/links/6491e9df8de7ed28ba40788d/Inteligencia-Artificial-Na-Educacao-Rumo-A-Uma-Aprendizagem-Personalizada-I-Introducao.pdf

Published

2024-05-07

How to Cite

Felippe, K. R. C., Souza, D. C. de, Melo Júnior, H. G., Carmo, J. P. G. do, Andrade Filho, M. A. S. de, Santos, R. F. dos, Pedra, R. R., & Demuner, J. A. (2024). O uso de IA em ambientes de aprendizagem personalizados. Caderno Pedagógico, 21(5), e4149. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-035

Issue

Section

Articles