A abordagem da relação ao saber no contexto da formação inicial de professores de física

Authors

  • Nieldy Miguel da Silva
  • José Dilson Beserra Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-144

Keywords:

Mapeamento em Pesquisa Educacional, Levantamento Bibliográfico, Licenciatura em Física, Relação ao Saber

Abstract

Este estudo teve como objetivo principal identificar o que vem sendo produzido no campo da formação inicial de professores de Física sob o viés da relação ao saber. Para o dado recorte, utilizou-se a noção da relação com o saber de Bernard Charlot como aporte teórico e em termos metodológicos foi utilizado o mapeamento em pesquisa educacional de Biembengut (2008) e de maneira complementar foram usados os mapeamentos horizontal e vertical, propostos por Cavalcanti (2015), que consiste em estudos exploratório e analítico, respectivamente. Utilizou-se as bases de dados da CAPES[1], a BDTD[2] e o Catálogo de teses e dissertações para mapear trabalhos monográficos, bem como artigos publicados nos principais eventos científicos voltados à Física e periódicos de divulgação científica. O resultado do mapeamento horizontal sinalizou um pequeno número de pesquisas acerca da relação ao saber e a formação inicial de professores de Física, com ausência de estudos inéditos nos últimos 5 anos. O mapeamento vertical apontou a ausência de estudos que tratem da formação inicial do professor de Física em cursos à distância e em cursos diurnos, sob o viés da noção da relação ao saber. Identificou-se que a motivação foi o elemento que mais apareceu nos trabalhos, seja no sentido da escolha pelo curso ou motivação para manter-se nele. Os estudos também indicaram que a boa relação com os docentes é fundamental para que os licenciandos em Física decidam permanecer no curso, apesar de todas as dificuldades.

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Published

2024-05-20

How to Cite

Silva, N. M. da, & Cavalcanti, J. D. B. (2024). A abordagem da relação ao saber no contexto da formação inicial de professores de física. Caderno Pedagógico, 21(5), e4111 . https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-144

Issue

Section

Articles