Percepções de estudantes de um curso técnico de enfermagem sobre o ensino da segurança do paciente

Authors

  • Elisangela das Neves Martins Luz
  • Patrícia Rios Poletto
  • Lúcia da Rocha Uchôa-Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-014

Keywords:

Ensino, Aprendizagem, Enfermagem, Segurança do Paciente, Formação em Saúde

Abstract

Introdução: A Segurança do Paciente representa um desafio emergente na formação de estudantes e profissionais da saúde, particularmente na enfermagem, que desempenha um papel central no cuidado direto ao paciente. Portanto, há uma necessidade premente de aprofundamento e desenvolvimento dessa temática no contexto educacional. Objetivo: o objetivo deste artigo consiste em analisar a percepção dos estudantes quanto ao ensino da Segurança do Paciente na formação técnica em enfermagem em uma instituição de ensino situada na zona norte da cidade de São Paulo. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo, de natureza descritiva e exploratória. A amostra foi composta por 53 estudantes dos Módulos II, III e IV do referido curso. Para coleta de dados, utilizou-se um instrumento elaborado especificamente para este estudo, contendo questões abertas e fechadas. Todos os participantes foram devidamente informados sobre os objetivos da pesquisa e forneceram consentimento livre e esclarecido. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp sob o parecer nº 6300657. Resultados: A análise da percepção dos estudantes sobre a Segurança do Paciente revelou uma compreensão adequada dos conceitos e das práticas necessárias para uma assistência segura. Contudo, identificou-se uma percepção fragmentada em relação a algumas metas de segurança, como a Meta 2 - "comunicação efetiva" e a Meta 4 - "cirurgia segura", que foram apontadas como menos abordadas tanto na teoria quanto na prática durante o estágio supervisionado. Conclusão: O estudo evidenciou a necessidade de abordar lacunas identificadas no currículo atual, em que determinadas temáticas ainda carecem de maior ênfase tanto teórica quanto prática.

References

ABEn. Associação Brasileira de Enfermagem. Lançamento do Projeto Diretrizes Orientações para a Formação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem, coordenado pela ABEn. Disponível em: https://abennacional.org.br/post_noticia/lancamento-do-projeto-diretrizes-orientacoes-par a-a-formacao-profissional-de-nivel-tecnico-em-enfermagem-coordenado-pela-aben/. Acesso em 02 de fevereiro de 2024.

BATISTA, N.A.; UCHÔA-FIGUEIREDO, L.R. Educação Interprofissional no Brasil: Formação e Pesquisa. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2022, 429p.Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Livro-Educacao-Interprofissional-no-Brasil-formacao-e-pesquisa.pdf

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Lei nº 7.498/86, de 25 de Junho de 1986 – alterada pelas leis nº 14.434/2022 e 14.602/2023. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986/. Acesso em: Abril 2024

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Quantitativo de Profissionais por Regional. 2024 Disponível: em: https://descentralizacao.cofen.gov.br/sistema_SC/grid_resumo_quantitativo_profissional_ externo/grid_resumo_quantitativo_profissional_externo.php. Acesso em março 2024

COFEN/FIOCRUZ. Perfil Profissional no Brasil. Relatório Final, 2017. Disponível em: https://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/relatoriofinal.pdf Acesso em: 15 de maio de 2021.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa- 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002

OMS. Organização Mundial da Saúde. Guia Curricular de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde. Edição Multiprofissional. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44641/9788555268502por.pdf?sequence=32. Acesso em: 11 de março de 2023.

PAVA, A.M.; NEVES, E.B. A arte de ensinar enfermagem: uma história de sucesso. Rev. Bras. Enferm. v.64, n.1, 2008.

REIS, C.E.P.M. Protocolo de segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva: a importância da equipe Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.de enfermagem. São Paulo. v. 09, n.4, p.104-113, 2019.

SILVA, B.A.; OLIVEIRA, G.S.; BRITO, A.P.G. Análise de Conteúdo: uma perspectiva metodológica qualitativa no âmbito da pesquisa em educação. Cadernos da Fucamp, Minas Gerais. v.20, n.44, p.52-66, 2021.

SOUSA, P.; MENDES, W. Orgs. Segurança do paciente: criando organizações de saúde seguras. CDEAD, ENSP, Editora FIOCRUZ: Rio de Janeiro, RJ, 2019.

ULHOA, C. et al - Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente: Educação, Pesquisa e Gestão. CONASS, Brasília, 2021. Disponível em https://www.as.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/Qualidade-no-Cuidado-e-Se guranca-do-Paciente-Educacao-Pesquisa-e-Gestao.pdf. Acesso em: 12 de março de 2023.

VILLAR, V. C. F. L., Rabello, E. T., & Martins, M. Segurança e qualidade do cuidado em saúde na perspectiva do usuário: estudo exploratório de grupos do Facebook. 2022. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 16(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2417

WEGNER, W. et al. Educação para cultura da segurança do paciente: Implicações para a formação profissional. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, jul.-set., 2016.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). World Alliance for Patient Safety: Forward Programme, 2008. Geneva: WHO, 2008. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/70460/WHO_IER_PSP_2008.04_eng.pd f. Acesso em: maio 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global Patient Safety Action Plan 2021-2030. Towards eliminating avoidable harm in health care. Geneva: WHO, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240032705. Acesso em: ago. 2021

Published

2024-05-03

How to Cite

Luz, E. das N. M., Poletto, P. R., & Uchôa-Figueiredo, L. da R. (2024). Percepções de estudantes de um curso técnico de enfermagem sobre o ensino da segurança do paciente. Caderno Pedagógico, 21(5), e4091. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-014

Issue

Section

Articles