Desafios e perspectivas na utilização das tecnologias de informação e comunicação pelos professores em sala de aula

Authors

  • Fabiana Cristina Amaro Teodoro
  • Kevin Cristian Paulino Freires
  • Micael Campos da Silva
  • Emerson Charles do Nascimento Marreiros
  • Luiz Felipe Araújo Azevedo
  • Maria Daliane Ferreira Barroso
  • Johnantan Pereira Gonsalves
  • Vitor Fernando Lázaro Silva

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-099

Keywords:

Educação Digital, Formação de Professores, Integração Tecnológica, Personalização do Ensino, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Abstract

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desempenham um papel crucial na educação contemporânea, promovendo novas oportunidades de ensino e aprendizagem. Porém, sua integração pelos professores enfrenta desafios significativos que precisam ser abordados para maximizar seu potencial na sala de aula. Dessa maneira, a pesquisa objetiva investigar os desafios enfrentados pelos professores na integração das TICs no ensino, bem como identificar estratégias para superar esses obstáculos e promover uma utilização eficaz dessas tecnologias, destacando a importância de superar obstáculos como a falta de capacitação, resistência à mudança e infraestrutura tecnológica insuficiente. Dentro desse viés, a pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em uma revisão teórica e bibliográfica sobre o tema. Desse modo, foram consultados trabalhos científicos, como artigos, livros, dissertações, dentre outros, que abordam a integração das TICs na educação e os desafios enfrentados pelos professores. Seguindo esse víes, os resultados indicam que os principais desafios na utilização das TICs pelos professores incluem a falta de capacitação adequada, resistência à mudança, infraestrutura tecnológica insuficiente e dificuldades na personalização do ensino. Consoante a isso, estratégias como desenvolvimento profissional contínuo, investimento em infraestrutura, apoio individualizado e abordagem gradual são essenciais para superar esses desafios. Sendo assim, a integração bem-sucedida das TICs na educação requer um esforço conjunto de professores, gestores escolares, formuladores de políticas educacionais e demais partes interessadas. Com isso, ao superar os desafios identificados e adotar estratégias eficazes, podemos aproveitar ao máximo o potencial das TICs para melhorar a qualidade e a eficácia do ensino, preparando os alunos para os desafios do século XXI.

References

BRITO, A. P. G., DE OLIVEIRA, G. S., & DA SILVA, B. A. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação. Cadernos da fucamp, 20(44), 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2354. Acesso em: 30 de abr. 2024.

DA SILVA CHAVES, A. A., FRANÇA, F. A. C., PEREIRA, Á. I. S., RIBEIRO, F. A. A., LIMA, L. V. L., ARAÚJO, R. C., & CARNEIRO, P. L. S. Tecnologias da informação e comunicação nas práticas educativas: Uma revisão da literatura. Research, society and development, 11(8), e47311831155-e47311831155, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31155. Acesso em: 30 de abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31155

DE LIMA BRITO, M., VASCONCELOS, F. H. L., & MARÇAL, E Integração das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar e sua interlocução com o projeto político pedagógico: Uma revisão sistemática da literatura. Revista educar mais, 6, 883-898, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2930. Acesso em: 30 de abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2930

DOS ANJOS, S. M., PERIN, A. T., MEDA, DE O. P. M., ANDRADE, I. R. H., FREIRES, K. C. P., MINETTO, A. V Tecnologia na educação: Uma jornada pela evolução histórica, desafios atuais e perspectivas futuras. Editora: Quipá. 2024. DOI: https://doi.org/10.36599/qped-978-65-5376-296-1

FREIRES, K. C. P.; PERIN, T. A.; SOUZA, M. ; NASCIMENTO, E. A.; MEDA, M. P. DE O.; LIMA, F. F. R. R. ; SILVA, M. C. ; MINETTO, V. A.; ANJOS, S. M. ; CAMARGO, C. S. V. Reformulando o currículo escolar: Integrando habilidades do século xxi para preparar os alunos para os desafios futuros. 2024. Revista fisio&terapia, v. 28, p. 48-63. Disponível em: https://revistaft.com.br/reformulando-o-curriculo-escolar-integrando-habilidades-do-seculo-xxi-para-preparar-os-alunos-para-os-desafios-futuros/. Acesso em: 30 de abr. 2024.

FREIRES, K. C. P.; SALES, F. O. ; SILVA, M. C. ; SILVA, M. A. M. P. ; VASCONCELOS, A. F. Desafios da desvalorização docente e da sobrecarga de trabalho na educação: Impactos na qualidade do ensino e no bem-estar dos professores. Brazilian journal of education, v. 1, p. 11-25, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.47538/BJE-2023.V1N1-02. Acesso em: 30 de abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.47538/BJE-2023.V1N1-02

FREIRES, K. C. P; COSTA, C. B. S; JÚNIOR, E. A. A busca pela verdade: Uma revisão de literatura sobre as implicações histórico-sociais, conexões matemáticas e a concepção da teoria da árvore. In: Freires, K. C. P.; Costa, c. B. S. (orgs.). Ceará: Editora quipá. 2023. DOI: https://doi.org/10.36599/qped-978-65-5376-231-2

LOPES, J. J. M. Metodologia qualitativas em educação:: Um breve percurso de origem. Revista ces, juiz de fora, v. 14, n. 2, p. 32-42, 2020.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; A. L. H. A. Pesquisa bibliográfica: Princípios e fundamentos. Cadernos da fucamp, minas gerais, v. 20, Ed. 43, p. 64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 30 de abr. 2024.

Published

2024-05-14

How to Cite

Teodoro, F. C. A., Freires, K. C. P., Silva, M. C. da, Marreiros, E. C. do N., Azevedo, L. F. A., Barroso, M. D. F., Gonsalves, J. P., & Silva, V. F. L. (2024). Desafios e perspectivas na utilização das tecnologias de informação e comunicação pelos professores em sala de aula. Caderno Pedagógico, 21(5), e4066. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-099

Issue

Section

Articles