Teorias e práticas pedagógicas na ação docente: relato de experiência interdisciplinar no curso de formação de docentes normal em nível médio

Authors

  • Vanderli Maria Fernandes
  • Élen Vieira dos Santos
  • Tatiane Chagas Alberto
  • Felipe Gustavo Consulin Rezende
  • Osmara Aparecida de Souza Azevedo
  • George Francisco Santiago Martin
  • Jonis Jecks Nervis
  • Juliane Priscila Diniz Sachs

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-162

Keywords:

Interdisciplinaridade, Teorias Pedagógicas, Práxis Docente, Educação Básica

Abstract

No contexto da educação, o papel do professor é crucial, pois está diretamente ligado à formação de indivíduos e à sua visão de mundo. No entanto, muitas vezes, essa importância não é devidamente refletida no cotidiano escolar, onde a complexidade do trabalho docente é subestimada. Tardif ressalta a pluralidade de saberes envolvidos na prática educativa, incluindo saberes disciplinares, curriculares, profissionais e experienciais. Essa diversidade de conhecimentos reflete a natureza multifacetada do processo educativo, que difere das indústrias tradicionais, pois lida com seres humanos em constante desenvolvimento. O saber profissional emerge da formação específica ao magistério e desempenha um papel fundamental na reflexão sobre a prática educativa atual e na busca por novas abordagens transformadoras. Assim este artigo apresenta uma experiência prática de ensino baseada nesses princípios, na qual professores e alunos do curso de Formação de Docentes do ensino médio participaram de um trabalho interdisciplinar. Após um embasamento teórico sobre interdisciplinaridade e teorias pedagógicas, proporcionado pelo programa de pós-graduação da UENP, foi realizada uma prática pedagógica colaborativa. Os resultados indicam uma contribuição significativa para o desenvolvimento da interdisciplinaridade entre os professores e para a compreensão e elaboração de planejamentos pedagógicos mais integrados pelos alunos. Destaca-se a importância do conhecimento teórico-pedagógico na orientação da prática docente, evidenciando a necessidade de uma formação continuada que promova a reflexão crítica e a inovação educacional. Essa experiência destaca a relevância de abordagens interdisciplinares e reflexivas na formação de professores, enfatizando a importância de uma educação contextualizada e engajada com os desafios contemporâneos da sociedade.

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Published

2024-05-21

How to Cite

Fernandes, V. M., Santos, Élen V. dos, Alberto, T. C., Rezende, F. G. C., Azevedo, O. A. de S., Martin, G. F. S., Nervis, J. J., & Sachs, J. P. D. (2024). Teorias e práticas pedagógicas na ação docente: relato de experiência interdisciplinar no curso de formação de docentes normal em nível médio. Caderno Pedagógico, 21(5), e3998. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-162

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