Educação à distância e educação profissional e tecnológica: panorama da contribuição do Instituto Federal de Pernambuco

Authors

  • Fabiola Nascimento dos Santos Paes
  • Luís Gomes de Moura Neto
  • Denise Josino Soares
  • Dalany Menezes Oliveira
  • João Luís Josino Soares
  • Maria de Fátima Neves Cabral
  • Emmanuella Silva da Costa
  • Emílio Vieira de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-044

Keywords:

Ensino à Distância, Pesquisa Documental, Histórico Institucional, Legislação Educacional

Abstract

A Educação à Distância (EaD) está intimamente ligada às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e se propõe a levar educação de qualidade aos locais mais distantes dos centros urbanos e menos favorecidos quanto à oferta de cursos de aperfeiçoamento, qualificação, formação inicial e continuada, técnicos, graduação e pós-graduação. O ensino profissionalizante na modalidade EaD se potencializou após a criação do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que permitiu a criação da Rede e-Tec Brasil, possibilitando ao Institutos Federais a oferta de cursos técnicos na respectiva modalidade. Adotando uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa documental como método principal e a coleta de documentos institucionais online como forma de obtenção de dados. A análise de dados foi conduzida por meio da análise de conteúdo, embasada nos referenciais teóricos da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dos documentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), referente ao ensino EaD. Como resultados, observa-se que o IFPE possui propriedade e qualificação no formato que oferece seus cursos, visando os pilares da EaD, não permitindo o sentimento de distanciamento pelos atores desse processo formativo, e atuando desde 2010 com a oferta de cursos técnicos, além de graduações, especializações e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), amparados com recursos da CAPES, do FNDE ou recursos próprios. Entende-se esse estudo como o início de uma contribuição para fortalecimento das políticas da EaD institucionais, e reforçar a importância da autonomia do estudante nesse processo de ensino e de aprendizagem.

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Published

2024-05-08

How to Cite

Paes, F. N. dos S., Moura Neto, L. G. de, Soares, D. J., Oliveira, D. M., Soares, J. L. J., Cabral, M. de F. N., Costa, E. S. da, & Sousa, E. V. de. (2024). Educação à distância e educação profissional e tecnológica: panorama da contribuição do Instituto Federal de Pernambuco. Caderno Pedagógico, 21(5), e3825. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-044

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