Teoria da Aprendizagem Transformadora Sustentável enquanto referencial teórico-metodológico para a Educação para a Água: reflexões para o contexto da Educação Básica

Authors

  • Solange Gulanoski Cardoso Caetano
  • Adriano Lopes Romero
  • Rafaelle Bonzanini

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-211

Keywords:

Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Ensino de Ciências, Ensino de Geografia

Abstract

No presente artigo, abordamos a importância da água como recurso vital, destacando os desafios ambientais que enfrenta. Defendemos que a Educação para a Água é uma ferramenta crucial para a conscientização e mudança de comportamento em relação ao uso responsável desse recurso. Para isso, discutimos o uso da Teoria da Aprendizagem Transformadora Sustentável como referencial teórico-metodológico para a Educação para a Água na Educação Básica. A referida teoria pode ser desenvolvida utilizando o princípio organizador "cabeça, mãos e coração" – que representam abordagens para englobar os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo da aprendizagem – como base para a construção de uma aprendizagem transformadora. Argumenta-se, ao longo do texto, que processos transformadores são essenciais para modificar o paradigma ecológico antropocêntrico em direção a valores e comportamentos mais sustentáveis. Observamos que a literatura especializada tem reportado o enfraquecimento das políticas socioambientais e os desafios da Educação Ambiental após a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Neste cenário, é apontada a formação inicial e continuada de professores como uma solução para uma implementação mais efetiva da Educação Ambiental na escola. A partir desta perspectiva, argumentamos que é necessária a disposição de referenciais teóricos pelos professores que promovam objetivos mais significativos em Educação Ambiental. Sugerimos que a Teoria da Aprendizagem Transformadora Sustentável pode ser um referencial valioso nesse contexto, visando à transformação pessoal e social. Concluímos que os professores, ao considerarem os princípios da Teoria da Aprendizagem Transformadora Sustentável, podem ajudar os alunos a compreenderem melhor a importância da água e a se engajarem em sua preservação e gestão sustentável.

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Published

2024-05-29

How to Cite

Caetano, S. G. C., Romero, A. L., & Bonzanini, R. (2024). Teoria da Aprendizagem Transformadora Sustentável enquanto referencial teórico-metodológico para a Educação para a Água: reflexões para o contexto da Educação Básica. Caderno Pedagógico, 21(5), e3738. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n5-211

Issue

Section

Articles