Formação continuada de professores no contexto da inclusão de alunos com deficiência: contribuições e desafios

Authors

  • Christian Ricardo Silva Passos
  • Silvia Ximenes Oliveira
  • Alexandre Meneses Chagas
  • Fabíola Belkiss Santos de Oliveira
  • Irael Estumano Ribeiro
  • Lindalva do Remedio Oliveira Cerqueira
  • João Paulo de Castro
  • Danubia da Costa Teixeira
  • Francisco Marcones Moura Silva
  • José Leonardo Diniz de Melo Santos
  • Daniel Melo da Silva Júnior

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-082

Keywords:

Educação, Formação Continuada, Alunos com Deficiência, Inclusão Escolar

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições e os desafios da formação docente para a inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados aplicados a uma amostra de 65 professores selecionados por conveniência. Os questionários, elaborados com base nos objetivos da pesquisa, abordaram diversos aspectos relacionados à formação docente e à inclusão escolar. Após a coleta, os dados foram analisados quantitativamente, utilizando técnicas estatísticas para tabulação, organização e apresentação dos resultados em gráficos. Como resultado, verificou-se que a ausência de formação específica durante a formação acadêmica ressalta uma lacuna fundamental na preparação inicial dos professores, sublinhando a necessidade premente de programas de formação continuada. Embora uma proporção considerável de docentes participe desses programas, a quase equivalência na participação sugere a necessidade de garantir um acesso equitativo a essas oportunidades. A percepção ambivalente dos professores sobre sua prontidão para atender às necessidades dos alunos com deficiência enfatiza a complexidade do desafio e a importância de um suporte contínuo. A concordância geral sobre a importância da formação docente reflete um consenso sobre a necessidade de investimentos em programas específicos. Os desafios enfrentados, como a escassez de recursos e o apoio insuficiente da gestão, sublinham a necessidade de uma abordagem colaborativa. A falta de confiança nas políticas educacionais atuais destaca a necessidade de uma revisão e reformulação. As sugestões dos participantes enfatizam a importância de uma abordagem centrada no aluno para promover uma educação inclusiva e de qualidade. Tais resultados evidenciam a necessidade de políticas e práticas direcionadas a melhorar a formação docente e promover a inclusão escolar de alunos com deficiência.

References

BARBOSA, A. K. G.; BEZERRA, T. M. C. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 2, 2021.

HOLANDA, G. S. et al. Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos: um desafio para a gestão da escola pública. Revista Educação Especial, 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, L. A. O. et al. Desafios e oportunidades na aplicação de TICs como instrumento de inclusão escolar para alunos com dislexia: uma abordagem qualitativa. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 16, n. 10, p. 22910–22927, 2023.

OLIVEIRA, I. T. T. et al. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: desafios da prática docente. Revista Humanidades & Inovação, v. 7, n. 8, 2020.

ROCHA, L. P. et al. A formação de professores para a inclusão escolar dos alunos com deficiência. Conjecturas, v. 22, n. 3, p. 195–212, 2020.

SILVA, E. F.; ELIAS, L. C. S. Inclusão de alunos com defiência intelectual: recursos e dificuldades da família e de professoras. Educação em Revista, 2022.

Published

2024-04-12

How to Cite

Passos, C. R. S., Oliveira, S. X., Chagas, A. M., Oliveira, F. B. S. de, Ribeiro, I. E., Cerqueira, L. do R. O., Castro, J. P. de, Teixeira , D. da C., Silva, F. M. M., Santos, J. L. D. de M., & Silva Júnior, D. M. da. (2024). Formação continuada de professores no contexto da inclusão de alunos com deficiência: contribuições e desafios. Caderno Pedagógico, 21(4), e3727. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-082

Issue

Section

Articles