Aprendizagem baseada em projetos na era digital

Authors

  • Átila de Souza
  • Cristiany de Moura Apolinário e Silva
  • Edinelma Bispo Gomes
  • Jéssica da Cruz Chagas
  • José Alexandre da Silva
  • Priscila Mariano da Silva
  • Renato Fernandes dos Santos
  • Rozana Santos de Souza

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-019

Keywords:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Educação Digital, Tecnologias Digitais, Habilidades do Século XXI, Desafios Educacionais

Abstract

Este estudo abordou a implementação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na era digital, investigando como essa metodologia pedagógica pode transformar o ensino e a aprendizagem. O objetivo geral foi analisar os benefícios e desafios da ABP, bem como identificar tendências e inovações que podem influenciar sua aplicação futura. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica, focando em literatura especializada que discute a integração da ABP com tecnologias digitais. Os resultados indicaram que a ABP promove uma aprendizagem mais ativa, engajada e significativa, desenvolvendo habilidades essenciais para o século XXI. Contudo, a implementação enfrenta desafios como resistência à mudança e acesso desigual às tecnologias. As considerações finais sugerem que, apesar dos obstáculos, as perspectivas futuras para a ABP são promissoras, com a evolução tecnológica oferecendo novas oportunidades para enriquecer a aprendizagem.

References

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BATES, T. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MARTINS, V. J.; OZAKI, S. K.; RINALDI, C.; PRADO, E. W. A aprendizagem baseada em projetos (ABPR) na construção de conceitos químicos na potabilidade da água. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 79–90, 2016. DOI: https://doi.org/10.23926/rpd.v1i1.13

PADILLA SEVERO, C. E. Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência educativa na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. e6717, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6717

SILVA, C. A.; NASCIMENTO, D. P. Aprendizagem Baseada em Projetos em uma escola pública do Rio de Janeiro: Desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Revista de Educação Pública, v. 29, 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-403620220003002854. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002854

SILVA, D. O.; CASTRO, J. B.; SALES, G. L. Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 1, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n1.a2763. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2763

Published

2024-04-04

How to Cite

Souza , Átila de, Silva, C. de M. A. e, Gomes, E. B., Chagas, J. da C., Silva, J. A. da, Silva, P. M. da, Santos, R. F. dos, & Souza , R. S. de. (2024). Aprendizagem baseada em projetos na era digital. Caderno Pedagógico, 21(4), e3578. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-019

Issue

Section

Articles