Curricularização da extensão: reflexos em inovação e formações pedagógicas na educação básica

Authors

  • Alex Paubel Junger
  • Victor Inacio de Oliveira
  • Marcos Antonio Maia Lavio de Oliveira
  • Antonio Carlos de Alcântara Thimóteo
  • Valdecil de Souza
  • Artur Ubaldo Marques Junior
  • Cristiane Gomes de Carvalho Fontana
  • Nisflei Carvalho Galoni

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-012

Keywords:

Educação Básica, Extensão Universitária, Curricularização, Formações Pedagógicas, Inovação Educacional

Abstract

Este estudo tem como propósito investigar os efeitos da curricularização da extensão universitária na inclusão desta prática no currículo da formação inicial de professores, visando estimular a inovação educacional e facilitar a criação de formações pedagógicas e projetos relevantes. Para alcançar esse objetivo, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente para analisar o conhecimento acadêmico disponível sobre o assunto. Adotamos uma metodologia de análise qualitativa para estruturar os resultados em um diálogo teórico sistemático. Os achados da pesquisa foram divididos em três etapas distintas. Na primeira, destacamos a integração da extensão universitária nos currículos de formação de professores para fortalecer a conexão teoria-prática. A segunda etapa aborda a inovação educacional além da universidade, promovendo metodologias inovadoras de ensino e pesquisa para preparar os estudantes para um mundo em constante mudança. Na terceira etapa, discutimos o papel da extensão na formação de professores e no desenvolvimento de projetos colaborativos para o progresso social. Esses resultados ressaltam a importância da extensão universitária na formação de professores e na promoção de mudanças no cenário educacional contemporâneo.

References

ARAUJO, Manoel Messias Pereira; JUNGER, Alex Paubel. Dialogando a formação continuada de professores: uma revisão sistemática da literatura. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1446–1463, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n1-076. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/3079. Acesso em: 30 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv16n1-076

BEZERRA, A. N. S.; SOUSA, F. M. L. de .; COLARES, A. A. A curricularização da extensão na formação docente: aproximações e contradições para uma praxis emancipadora. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20879.072. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20879. Acesso em: 30 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20879.072

CABRAL, Raquel; GEHRE, Thiago. Guia Agenda 2030: integrando ODS, educação e sociedade. São Paulo: Lucas Melara, 2020.

CAMPOS, Gabriel Torres Arrais Fernandes. A formação inicial de professores pela extensão universitária: a experiência dos círculos formativos com professores iniciantes / ingressantes. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/30596. Acesso em: 29 mar. 2024.

CARLES, Nayane Porfirio de Rezende; FREITAS, Carla Conti de. Extensão Universitária na formação de professores: a percepção do professor formador. In: Anais do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Universidade Estadual de Goiás, UEG, 2017. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/10673/7895. Acesso em: 29 mar. 2024.

CASTRO, Maria Celeste Souza de; RIBEIRO, Silvar Ferreira. Formação de professores: nova racionalidade via extensão universitária. Cadernos de Pesquisa, v. 53, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/wHWpMnyp6hgrWwtwXtL6Zsb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/198053149898_en

CHIAPINOTO, Mayara Luza et al. Territórios, saberes e pesquisa: a interconexão comunidade-universidade por meio da curricularização da extensão. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, Paraná - Brasil, v. 18, e2220871, p. 01-11, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/20871. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20871.013

CUNHA, Fernando Icaro Jorge. Continuing education of teachers in Basic Education: a systematic review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e10511729383, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.29383. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29383. Acesso em: 29 mar. 2024.

DOURADO, Gerlane Lima Silva; SALVADORI, Juliana Cristina. Extensão Universitária e Formação Inicial Docente nos Cursos de Licenciatura da UNEB Campus IV – Jacobina (BA). In: Anais do VI Congresso Nacional de Educação (VI CONEDU). Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60485. Acesso em: 29 mar. 2024.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, n. 1-18, p. 1, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes; CACCIAMANI, Jackson Luís Martins. O papel da escola, da universidade e da comunidade na formação de professores. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, Paraná - Brasil, v. 15, n. 3, p. 339-345, 2019, p. 1-14. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/13333. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0015

JUNGER, Alex Paubel. The role of school management in technological practices as a tool for futuristic teaching. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 14, n. 7, p. 10749–10765, 2023. DOI: 10.7769/gesec.v14i7.2426. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/2426. Acesso em: 30 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v14i7.2426

LAMATTINA, Alexandre de Araújo. Educação 4.0: transformando o ensino na era digital [livro eletrônico]. Formiga, MG: Editora Union, 2023.

LUCAS; Maria Aparecida Porto; SILVA; Neide de Melo Aguiar. Currículo e formação continuada de professores: a extensão como mediadora. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Paraná-PR, Brasil, PUCPR, 2009. Disponível em: https://gestaoeducacaoespecial.ufes.br/sites/gestaoeducacaoespecial.ufes.br/files/field/anexo/curriculo_e_form_cont.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; MARTINS FILHO, Lourival José; SOUZA, Alba Regina Battisti de. Extensão universitária e formação docente: diálogos com a Educação Básica. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 26, p. 1–13, 2021. DOI: 10.24220/2318-0870v26e2021a5089. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/5089. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5089

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621–626, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007

PEREIRA, Ana Maria Sotero. Pedagogia da alternância e a curricularização da extensão popular na formação inicial de professores. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021018, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16509. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16509. Acesso em: 30 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16509

ROCHA, Damião; COELHO, Marcos Irondes. CURRÍCULOS E Curricularização da Formação Docente Contemporânea nos Mestrados em Educação da UFPA, UEPA, UFT na/da Amazônia Brasileira. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020144, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1552. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1552. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1552

SANTOS, Amarildo Enes dos; OLIVEIRA, Carlos Antonio de; CARVALHO, Elma Nunes de. Educação 5.0: uma nova abordagem de ensino-aprendizagem no contexto educacional. Artigo apresentado ao Prof. M.Sc. Vicente Fernandes Tino para fins de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso Manaus - AM, 2019.

SANTOS, Paloma Marques dos; GOUW, Ana Maria Santos. Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores. Interfaces da Educação, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 922–946, 2021. DOI: 10.26514/inter.v12i34.5396. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5396. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5396

SANTOS, A. S. dos .; LACERDA, C. T. de; BARBOSA, M. de S. . A importância da cooperação universidade - empresa na formação do profissional. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 5, p. 254–268, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/89. Acesso em: 29 mar. 2024.

SILVA, Daniela Alves da; LIMA ROBAINA, José Vicente Lima. Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza: estado da arte sobre a temática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 68-84, 16 mar. 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12260/8429. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12260

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Tipos de Revisão de Literatura. Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Botucatu, 2015. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM. Florianópolis, UFSC, 2015. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

Published

2024-04-03

How to Cite

Junger, A. P., Oliveira, V. I. de, Oliveira, M. A. M. L. de, Thimóteo, A. C. de A., Souza, V. de, Marques Junior, A. U., Fontana, C. G. de C., & Galoni, N. C. (2024). Curricularização da extensão: reflexos em inovação e formações pedagógicas na educação básica. Caderno Pedagógico, 21(4), e3554. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-012

Issue

Section

Articles